Campanha Abril Branco conscientiza sobre os diferentes tipos de câncer

ONG Projeto Camaleão busca chamar atenção para as diferentes formas de prevenção, sintomas, diagnósticos e tratamentos dos mais diversos tipos de câncer

A cor branca para representar a campanha foi escolhida por significar a soma de todas as cores - Crédito: Alina Souza / CP

Com a proposta de conscientizar sobre a saúde, diagnóstico e tratamento do câncer, a ONG Projeto Camaleão: Autoestima contra o Câncer realiza, ao longo do mês de abril, a 5ª edição da campanha “Abril Branco – o câncer em todas as cores”. A presidente Flávia Maoli destaca que a iniciativa busca chamar atenção para as diferentes formas de prevenção, sintomas, diagnósticos e tratamentos dos mais diversos tipos de câncer. A ação também é realizada em alusão ao 8 de abril, Dia Mundial de Combate ao Câncer, e tem como o objetivo trazer à tona o debate sobre a doença, que somente neste ano atingirá aproximadamente 625 mil novos brasileiros, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca).

Segundo Flavia, o Projeto Camaleão busca oferecer acolhimento e representatividade para todos os pacientes. “O Abril Branco impacta na vida deles, na medida em que se reconhecem em outros pacientes com a mesma neoplasia, criando um sentimento de pertencimento a um grupo, a uma causa comum e a um “mês” voltado à conscientização que inclui também o seu tipo de câncer”, ressaltou. Conforme ela, esse sentimento de pertencimento colabora na adesão ao tratamento, na recuperação da autoestima e na qualidade de vida dos pacientes, permitindo que eles não se sintam excluídos e com isso deixem de participar de atividades sociais e laborais.

A cor branca para representar a campanha foi escolhida por significar a soma de todas as cores, sendo, neste caso, o câncer em todas as cores. A iniciativa que une esforços para o combate à doença ganha, em 2021, foco específico na informação da sociedade e de profissionais de saúde para a realização do diagnóstico precoce da doença. Para isso, o Abril Branco irá chamar a atenção da sociedade para a divulgação da Lei dos 30 Dias, que deve garantir o diagnóstico do câncer dentro deste período pelo Sistema Único de Saúde (SUS), e a Lei dos 60 Dias, que garante o início do tratamento oncológico em até 60 dias pelo SUS.

A campanha também divulgará os tratamentos específicos para cada tipo, subtipo e estágio de câncer. Dessa forma, a sociedade poderá melhor se informar e ter acesso aos tratamentos adequados para a doença. Junto a isso, a campanha reforça que, durante a pandemia, muitos pacientes com câncer que fazem parte do grupo de risco não estão tendo acesso ou deixaram de buscar por consultas e exames, agravando mais ainda a situação do diagnóstico em estágios avançados da doença.

O sistema Unimed-RS firmou parceria para apoiar o Abril Branco. O sistema cooperativo empresarial Unimed/RS, por meio da Central de Serviços, ofereceu sem custos, em dezembro de 2020, o seu prontuário eletrônico ao projeto Camaleão. No mês de março, a aproximação entre as entidades foi ampliada. Desta vez, a parceria envolverá o apoio do Instituto Unimed/RS, da Federação/RS e da própria Central ao “Abril Branco – o câncer em todas as cores”, iniciativa que aproxima pacientes, familiares, equipes médicas, associações e empresas para informar e unir as pessoas com câncer, por meio de videoconferências e atividades educativas e de conscientização sobre a promoção de saúde, diagnóstico e tratamento.

As atividades terão início no dia 1º de abril com palestra virtual sobre os direitos dos pacientes, e seguem ao longo do mês com mais quatro encontros online, que discutirão temas como cuidados paliativos; Covid-19; nutrição e sexualidade. O presidente da Unimed/RS, Nilson Luiz May, afirmou que a participação do sistema ao projeto Camaleão reforça o compromisso da instituição em cuidar das pessoas, transformando em ação o princípio do cooperativismo, que trata da relação com a comunidade.

A ideia é reforçada pelo presidente da Central, Jorge Guilherme Robinson, e pelo diretor administrativo do Instituto Unimed, Alcides Mandelli Stumpf – que participaram de reunião com a fundadora do projeto Camaleão, Flavia Maoli. Eles afirmaram que, independentemente do tipo, é preciso dar voz a todos os pacientes lembrando que o câncer é o inimigo em comum.

A ONG Projeto Camaleão é uma associação sem fins lucrativos que tem como missão promover o acolhimento, a assistência e a reinserção social da pessoa com câncer, por meio do reforço de sua autoestima e autonomia. Segundo Flávia Maoli, o câncer e seu tratamento podem acarretar danos físicos, emocionais e sociais. A sede da Casa Camaleão está localizada na rua Giordano Bruno, em Porto Alegre. O local é um centro de acolhimento e convivência tanto para pacientes quanto para seus familiares e cuidadores.

O espaço é aberto ao público e todas as atividades são gratuitas para pacientes, familiares e cuidadores. Mais informações no site projetocamaleao.com. Devido à pandemia do coronavírus e para a segurança de seus pacientes, o Projeto Camaleão optou por suspender os atendimentos presenciais por tempo indeterminado. Desde março, os atendimentos estão sendo realizados semanalmente por meio de plataformas virtuais – e a procura pelos serviços cresce a cada mês. Para participar, basta enviar uma mensagem para (51) 9968.47450.