Aniversário de Porto Alegre será comemorado com tour virtual em pontos turísticos

Atividade inclui dez prédios considerados como patrimônios imobiliários e culturais da Capital

Foto: Alex Rocha/Prefeitura de Porto Alegre

O aniversário de Porto Alegre, comemorado na próxima sexta-feira (26), será marcado por um tour virtual em pontos turísticos e prédios públicos da cidade. A Capital completa 249 anos, e teve sua tradicional semana de eventos culturais transferida para ambientes virtuais em razão da pandemia da Covid-19.

Segundo a prefeitura, o tour virtual foi idealizado pela Escola de Gestão Pública (EGP) e pela Biblioteca da Secretaria Municipal de Administração e Patrimônio (SMAP). Poderão ser conhecidos à distância dez prédios, por meio de fotos assinadas pela equipe de Gabinete de Comunicação Social da administração.

O secretário municipal de Administração e Patrimônio, André Barbosa, classifica a atividade como inovadora. “Além de ser um projeto inédito e muito diferenciado, ele mostra criatividade e modernização, usando a tecnologia a nosso favor, já que não poderemos realizar eventos neste ano. Será um aniversário com muitas propostas originais”, afirma.

“A nossa biblioteca e as áreas de patrimônio imobiliário e documentação trabalharam juntas para oferecermos esse convite de visitação à distância aos prédios públicos. O tour virtual é uma forma de nos mantermos conectados com a nossa cidade”, salienta a coordenadora da Escola de Gestão Pública (EGP), Fernanda Jardim.

Museus, mercados, pinacotecas e casarões foram incluídos na exposição virtual. As imagens que integram a mostra foram capturadas ao longo dos últimos cinco anos. O trabalho será disponibilizado na sexta-feira – podendo ser conferido em um site e, também, nas redes sociais oficiais de Porto Alegre.