Vacinação em Porto Alegre chegará a idosos a partir dos 70 anos no próximo domingo

Serão contemplados 28 mil profissionais da Saúde autônomos ao longo da semana devido à liberação dos estoques pelo Ministério da Saúde

A vacinação contra o coronavírus em Porto Alegre chegará aos idosos com 70 anos até o próximo domingo e contemplará um total de 28 mil profissionais de saúde autônomos ao longo da semana. A Capital, que iniciou a imunização de idosos com 73 anos ou mais nesta segunda-feira, acelerou o processo de ampliação das faixas etárias depois que o Ministério da Saúde autorizou a liberação de estoques de vacinas contra a Covid-19 reservadas para a segunda dose e que a Secretaria Estadual da Saúde (SES) definiu que as 322.050 doses recebidas no sábado deverão ser aplicadas em 100% dos idosos de 70, 71 e 72 anos, nos quilombolas e em 34% das pessoas de 69 anos.

A imunização do grupo com 73 anos ou mais vai até esta terça-feira. Em seguida, na quarta e na quinta-feira, será a vez dos idosos a partir dos 72 anos. Na sexta e no sábado, pessoas com 71 anos ou mais serão imunizadas até que, no domingo, chegue a vez da faixa etária a partir dos 70 anos. Os grupos contabilizam cerca de 30 mil porto-alegrenses. Durante a semana, a vacinação será feita em 33 Unidades Básica de Saúde (UBS) e, no domingo, ocorrerá em drive-thrus.

O cronograma foi confirmado pelo secretário municipal de Saúde, Mauro Sparta. “O Ministério da Saúde está dizendo que toda a semana vai mandar vacina regularmente e vai ampliando”, explicou o titular da pasta, citando a decisão que leva em conta a previsão de entregas da Fiocruz e do Butantan. No último domingo, o Ministério mudou a orientação de que os Estados reservassem parte dos lotes para aplicação das segundas doses, justificando que haverá insumos para a fabricação.

A imunização de profissionais autônomos da Saúde – que não trabalham no atendimento hospitalar -, vai ser realizada a partir de terça-feira em 22 farmácias. O motivo, segundo o secretário, é não aglomerar os integrantes deste grupo com os idosos que serão imunizados nas unidades de Saúde. A imunização também será escalonada por faixa etária, que será divulgada pela prefeitura. Os profissionais precisarão levar comprovante de residência, uma autodeclaração de que estão trabalhando e um comprovante de que estão ativos.