Ministério da Saúde distribui 5 milhões de vacinas e libera todas para 1ª dose

Estados e Municípios vão receber novo lote de imunizantes e recomendação é aplicar todos para acelerar vacinação em massa

Foto: Divulgação/ Prefeitura de São Paulo

O Ministério da Saúde anunciou neste sábado a distribuição de mais cinco milhões de doses de vacinas contra a Covid-19 e orientou Estados e Municípios a aplicar todos os imunizantes como primeira dose. Não será mais necessário reservar metade do lote para a segunda dose. A ação é uma tentativa de acelerar a vacinação. De acordo com a pasta, as mudanças de orientação acontecem porque a expectativa é começar a receber doses semanais da Fiocruz. Nesta semana, a Fundação já entregou um lote de imunizantes fabricados no Brasil, com Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA) importado da China.

No dia 21 de fevereiro, os estados já tinham recebido a indicação de não reservar doses para aplicar o reforço na população. Mas, três dias depois, o Ministério recuou e orientou que todos deveriam reservar Coronavac para o reforço três ou quatro semanas após primeira dose.

No acordo com a Fiocruz, o combinado é a entrega de 3,8 milhões da Oxford ainda em março. A Fundação aguarda a chegada de IFA que já liberados pela China. Por enquanto, a recomendação do Ministério é somente para as vacinas que serão entregues a partir de domingo.