Startups podem se inscrever para concurso sobre sistemas de ILPF

O desafio selecionará três empresas com soluções para o desenvolvimento de atividades agrícolas, pecuárias e florestais em uma mesma área de forma sustentável

Startups em sintonia com a produção agropecuária de forma sustentável em sistemas de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) podem se inscrever gratuitamente, até 9 de abril, no ILPF Conecta. O desafio selecionará três empresas com soluções para o desenvolvimento de atividades agrícolas, pecuárias e florestais em uma mesma área de forma sustentável. Para se inscrever, as empresas devem preencher o formulário disponível neste link.

O ILPF Conecta integra o II Congresso Mundial sobre Sistemas de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta, maior evento mundial sobre Sistemas ILPF (WCCLF, sigla em inglês), que será realizado nos dias 4 e 5 de maio, em formato 100% virtual.

As startups selecionadas estarão em um espaço virtual, ao vivo, exclusivo para interagir com investidores e especialistas, demonstrando suas soluções tecnológicas, que devem abordar uma das temáticas a seguir:

O diretor de Apoio à Inovação para a Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Cléber Soares, explica que os Sistemas ILPF estão entre as principais estratégias de produção sustentável. “Eles podem ser implantados combinando dois ou três componentes, conforme particularidades de cada propriedade rural”, explica, ao citar as modalidades de integração: sistema agropastoril (lavoura-pecuária); sistema silvipastoril (pecuária-floresta); sistema silviagrícola (lavoura-floresta) ou sistema agrossilvipastoril (lavoura-pecuária-floresta).

Etapas da seleção

Após a inscrição, os projetos serão avaliados por uma banca de especialistas e investidores no período de 12 a 21 de abril. Até o dia 23 de abril, serão anunciadas as startups selecionadas.

Essas empresas realizarão apresentações de seus pitches ao vivo no primeiro dia do WCCLF, 4 de maio. Já, as três finalistas se apresentarão no Painel Especial de Inovação do WCCLF 2021 para todos os participantes do Congresso, no dia 5 de maio, quando será anunciada a startup vencedora.

O WCCLF 2021 é promovido pelo Mapa, em conjunto com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e demais parceiros Rede ILPF, Semagro e Famasul.

O ILPF Conecta também é uma parceria com o maior evento de tecnologia para o Agro da América Latina, o AgroBIT Brasil. As três startups premiadas no WCCLF já estarão automaticamente classificadas para a fase de apresentações ao vivo na Smart Farm AgroBIT.