A Prefeitura de São Paulo irá antecipar cinco feriados para barrar o avanço do novo coronavírus na cidade. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (18) pelo prefeito Bruno Covas (PSDB), em coletiva de imprensa.
Os feriados antecipados são os de Corpus Christi de 2021 e 2022, os dias da Consciência Negra de 2021 e 2022 e o aniversário de São Paulo de 2022, que serão agora na semana que vem, entre 26 de março e 1º de abril.
A prefeitura reservou meio bilhão de reais dos cofres municipais para começar o pagamento do auxilio emergencial na cidade de São Paulo. “Não há esforços que o governo possa fazer se a gente não contar com o envolvimento nas pessoas”, afirmou Covas.
O intuito da medida é aumentar as taxas de isolamento social na capital paulista e reduzir a ocupação dos leitos de UTI para a covid-19, no momento em 88%.
Mudando horários de rodízio
Outra medida anunciada por Covas será a mudança nos horários de rodízio na capital paulista. A partir da próxima segunda-feira (22), em vez de funcionar das 7h às 10h e das 17h às 20h como normalmente, o rodízio será das 22h às 5h.
De acordo com o secretário municipal de saúde, Edson Aparecido, São Paulo vive neste momento o pior momento da pandemia. Atualmente, 475 pessoas estão aguardando vagas em leitos em hospital da cidade, que tem 88% de ocupação dos leitos de UTI. “Momento de extrema dificuldade”, disse Covas.
Ainda nesta quinta-feira (18), mais cedo, Covas confirmou a primeira morte de um paciente com o vírus à espera de um leito de UTI.