Detran contabiliza 125 mil exames da CNH represados no RS

Protocolos impostos pela bandeira preta no modelo do distanciamento controlado restringiram atendimento para provas teóricas e práticas

Foto: Eduardo Seidl / CP Memória

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RS) tem, atualmente, 125.869 exames da Carteira Nacional de habilitação represados  no Rio Grande do Sul. Os processos abertos englobam a primeira habilitação, mudança e adição de categoria, reciclagem e reabilitação, entre outros.

O maior número de pessoas é nas provas práticas, onde há 74.675 aptas a realizá-las. Já outras 51.194 cumpriram a etapa de pré-requisito e estão liberadas para as provas teóricas. De acordo com o Detran-RS, esse contingente não significa que essas pessoas estão movimentando o processo ou que estejam esperando uma vaga para realização das provas.

Ainda segundo o órgão, essa fila acabou se formando devido as restrições impostas pela pandemia, principalmente em função da bandeira preta no modelo do distanciamento controlado. A classificação fez com que o Detran-RS tivesse que suspender as provas teóricas e reduzir o número de vagas para exames práticos em 50%, passando a ofertar 5,5 mil vagas quando em bandeira vermelha disponibilizava 11 mil.

Além disso, pelo menos até o dia 19 de março, os exames estão sendo intercalados: uma semana categorias A e B (moto e carro), e na seguinte, caminhões e ônibus (C, D e E).

Já em relação às provas teóricas, o Detran-RS suspendeu a aplicação em salas, mas o serviço continua naqueles Centros de Formação de Condutores (CFCs) que aplicam exames remotos, com o acompanhamento dos examinadores do órgão de forma online. Atualmente, trinta CFCs já aplicam esse serviço, e há previsão de mais trinta na semana que vem, além do acréscimo de novos CFCs a cada quinzena.

As pessoas que quiserem agendar, reagendar ou cancelar os exames devem entrar em contato com seu respectivo CFC. Além disso, para esclarecer dúvidas, há o Disque-DetranRS, através do telefone 0800 905 555. O serviço está disponível das 8h às 20h.