Programa Techfuturo seleciona 21 projetos do setor agropecuário

Projetos são das áreas de de biotecnologia, inteligência artificial, manufatura avançada, internet das coisas e conectividade, dispositivos web, sistemas de energia e software e hardware

Arte: divulgação

Produção de carne em laboratório, robôs para a alimentação de suínos, aplicador inteligente de herbicidas, teste em tempo real de nível de contaminação bacteriana, entre outros. Alguns destes projetos parecem ter saído de alguma história de ficção científica, mas são bem concretos.

Eles fazem parte dos 37 projetos do Programa Techfuturo, da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia, financiado em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado (Fapergs) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Rio Grande do Sul (Sebrae-RS). Os recursos são de R$ 5,6 milhões para o desenvolvimento dos projetos, durante um período de 18 meses.

“Nosso objetivo é promover a conexão entre pesquisas inovadoras e os setores estratégicos da economia. Os recursos investidos nessas soluções geram mais valor e contribuem para o desenvolvimento do Estado através da inovação”, destaca o secretário de Inovação, Luís Lamb.

Dos 37 selecionados, 21 são do agronegócio, o que corresponde a 56,75%. São projetos inovadores que utilizam as chamadas tecnologias portadoras de futuro como inteligência artificial, biotecnologia, dispositivos web, conectividade, entre outros.

As cidades com maior número de projetos aprovados no setor do agronegócio são Porto Alegre com quatro, Santa Maria com três e Canoas e Rio Grande, com dois cada.

“O agro gaúcho avança cada vez mais, investindo em novas tecnologias, que trazem consigo a possibilidade de melhora no desempenho da produção. O Programa Techfuturo é uma grande iniciativa do governo do Estado, e a predominância de projetos voltados ao campo só confirma o grande interesse dos nossos pesquisadores em contribuir ainda mais com a nossa produção”, destaca o secretário Covatti Filho.

Os projetos com destaque no agronegócio

Dos 21 projetos selecionados do Techfuturo, sete são da área de biotecnologia, quatro de inteligência artificial, três de manufatura avançada, dois de internet das coisas e um nas áreas de conectividade, dispositivos web, sistemas de energia e software e hardware, incluindo blockchain (tecnologia criptográfica de registro de transações). Entre as áreas, oito são das engenharias, seis das ciências agrárias, quatro das ciências biológicas e três da matemática.

Carne de Laboratório

Um dos projetos é o de desenvolvimento dos primeiros produtos de carne de laboratório do Rio Grande do Sul e do Brasil. De acordo com a proposta, será realizada a extração e o cultivo de células satélites musculares bovinas e desenvolvido hidrogéis à base de colágeno e gelatina para realização de cultivo celular tridimensional. O cultivo das células nos hidrogéis será analisado em relação a parâmetros macrométricos e histológicos sobre a formação de tecido biomimético a carne consumida atualmente. Ele será desenvolvido em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

“O recurso do Techfuturo está sendo o ponto de partida para o desenvolvimento da primeira carne cultivada em laboratório do Brasil. No Brasil e no RS, ainda não existem iniciativas nesse sentido, por isso queremos ser os pioneiros no desenvolvimento e lançamento deste produto”, afirma Bibiana Matte, diretora científica do Núcleo Vitro.

Este tipo de projeto já vem sendo desenvolvido em outros países há mais de 20 anos, como Estados Unidos, Israel e Singapura, primeiro país a aprovar a venda deste produto.

Robô alimentador de suínos

Outro projeto aprovado busca, através da inteligência artificial, desenvolver um robô alimentador de suínos, com precisão e gestão em tempo real. Ele será realizado em parceria com a UFRGS e busca reduzir o custo de ração e excreção de nutrientes. Hoje, o Brasil é o quarto maior produtor de suínos do mundo e o Rio Grande do Sul é o terceiro maior produtor de suínos do Brasil.

De acordo com Giovani Molin, Diretor da Roboagro, “é o “empurrão” que precisávamos para tirar do papel e colocar na prática bons projetos que trarão muitos benefícios para o setor. Certamente esse estímulo e o formato da parceria empresas + universidades, proporcionará a aplicação da base científica trazendo ganhos reais na colocação dessas melhores práticas no dia a dia dos consumidores/usuários dessas inovações”. O que tem de melhor na ciência logo, logo, estará dentro das granjas e em todo setor da suinocultura, destaca ele.

Redução no uso de agrotóxicos na lavoura

O projeto de um aplicador inteligente de agrotóxicos é um sistema de reconhecimento que possibilita o controle localizado de plantas daninhas infestantes de lavouras de soja e milho através de visão computacional e inteligência artificial. Ele utiliza Redes Neurais Convolucionais (do inglês Convolutional Neural network ou ConvNet), que é uma classe de rede neural artificial do tipo feed-forward, que vem sendo aplicada com sucesso no processamento e análise de imagens digitais. Estas redes são utilizadas em imagens tomadas em tempo real por dispositivo embarcado.

O protótipo consiste tanto num programa de computador para simulações e testes em ambiente computacional como um artefato físico contendo câmera e processador para a realização de testes de performance.

O projeto, desenvolvido em parceria com a UFRGS, apresenta potencial de redução do uso de herbicidas entre 40% e 90%, dependendo das condições da lavoura. Esse resultado possibilita a redução dos custos de produção agrícola, otimização de recursos e diminuição do impacto ambiental.

“Entendemos que o projeto TechFuturo é um marco na área de inovação e desenvolvimento tecnológico para o Estado do Rio Grande do Sul e uma forma importante de impulsionar novas ideais e gerar desenvolvimento tecnológico. O investimento em ciência e tecnologia impulsiona o desenvolvimento de Startups, faz com que capital intelectual permaneça no Estado e gere valor, contribuindo para uma melhor distribuição de renda” afirma Ismael Scheeren, Diretor de Tecnologia da Accore Systems.

Sistema de energia e software e hardware

De todos os projetos do Techfuturo, tem duas áreas que têm apenas propostas relacionadas ao agronegócio. É o de sistemas de energia, que vai desenvolver um novo VANT (Veículo Aéreo Não Tripulado) de pulverização agrícola que funcione a combustão, aumentando a eficiência do voo e reduzindo custos. E o projeto de software e hardware, incluindo blockchain, que vai desenvolver um instrumento eletrônico automatizado e portátil que identifique e mostre em tempo real o nível de contaminação bacteriana de uma solução. Ele poderá ser utilizado em amostras de leite, de aditivos de ração animal, alimentos, frigoríficos, entre outros.

O público-alvo deste primeiro edital do Techfuturo foram empresas dos setores estratégicos da matriz produtiva gaúcha, de qualquer porte, com CNPJ ativo e registrado no RS e enquadradas dentro das categorias de empresa de pequeno porte, microempresa ou MEI; tecnologias abertas entre empresas de qualquer porte; grandes e médias empresas.