Se o adversário apresentou baixo nível técnico, o Grêmio não tem culpa. O Tricolor aproveitou e fez sua parte, goleando por 6 a 1 o Ayacucho, na quarta, e agora se dá ao luxo de conceder folga a alguns jogadores mais desgastados após esse final de temporada tardio. Assim, dará chances a diversos jovens contra o Esportivo, amanhã, e possivelmente também na terça, no jogo de volta pela Libertadores.
Na noite de quinta-feira, o clube divulgou a lista de relacionados para a primeira parte da jornada dupla, em Bento Gonçalves, cheia de novidades. A delegação sobe a Serra hoje. Retorna amanhã à noite, após o jogo, cujo horário de início passou das 18h para as 20h, como todos do Gauchão.
Então, logo no domingo pela manhã, embarca para o Equador, onde jogará em Quito contra os peruanos, podendo perder por até quatro gols de diferença. Por isso, o time contra o Esportivo será bem alternativo. O clube fez questão de informar que Renato estará à beira do campo – o que deixa em aberto a hipótese de ele não ir ao Equador.
A relação para o jogo contra o Ayacucho sairá no sábado. Na lista para este primeiro jogo, há poucos nomes com passagem pelo time principal. Uma projeção de escalação tem Brenno; Vanderson, Rodrigues, Ruan e Cortez; Lucas Araújo, Darlan, Pinares; Thaciano, Guilherme Azevedo e Isaque. Ricardinho e Leo Chú são possíveis novidades.
Ainda na Arena, logo após a goleada sobre os peruanos, Renato Portaluppi confirmou que dará oportunidade ao goleiro Brenno em Bento Gonçalves. Vanderlei voltou após ficar no banco nas finais da Copa do Brasil e não jogou bem contra o Ayacucho. Agora, não está relacionado para enfrentar o Esportivo.
“É a hora de dar essa chance para ele, que vem treinando bem”, disse o técnico, reiterando a necessidade de descanso para quem jogou mais. “Não posso correr o risco de perder jogadores por 30 ou 40 dias”.
Fora de campo, o Grêmio negocia em busca de reforços. Um dos nomes favoritos é o do volante Rafael Carioca. A direção tricolor conta com a vontade do jogador em retornar e tenta baixar a pedida do Tigres, com quem ele renovou contrato recentemente. O clube mexicano teria exigido inicialmente 5,5 milhões de dólares, um valor alto demais. Jailson, que está na China, é outro meio-campista que interessa para ser repatriado.