Pesquisa indica que maioria considera que Moro foi isento na condenação de Lula

Levantamento com 2.002 pessoas indica que 59,2% veem como imparcial atuação do ex-juiz

Foto: Mauro Schaefer/CP

Um levantamento feito pelo Instituto Paraná Pesquisas indicou que a maioria dos 2.002 entrevistados acredita que o ex-juiz Sergio Moro agiu de forma isenta ao condenar o ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva no caso do Triplex do Guarujá. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira.

Na pesquisa por telefone, 59,2% dos entrevistados disseram que Moro agiu com imparcialidade na condenação, 35,3% viram uma atuação parcial do ex-magistrado com o petista, e 5,5% não soube ou não quis opinar. A pesquisa ocorreu em 192 municípios brasileiros e ouviu 2.002 pessoas entre 8 e 10 de março.

O levantamento também apontou que o volume de pessoas que acredita na imparcialidade do julgamento do ex-juiz aumenta conforme a faixa etária do entrevistado, concentrando o maior índice (63,1%) em pessoas com 60 anos ou mais. A predominância dessa opinião se encontra principalmente em entrevistados do Sudeste. Por outro lado, o maior volume de entrevistados que entendem que a condenação se deu em um julgamento parcial vivem na região Nordeste.

O nível de confiança da pesquisa é de 95% e a margem de erro, de 2%.