A Secretaria Estadual da Saúde (SES) dá continuidade, nesta quinta-feira (11), à distribuição das 206.560 doses de CoronaVac liberadas ontem aos municípios gaúchos. O contingente é composto das 187,8 mil vacinas enviadas ao Rio Grande do Sul na oitava remessa do Ministério da Saúde, além do estoque remanescente de imunizantes que chegaram ao Estado na semana passada.
Na quarta-feira, receberam suas partes da carga a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) da Capital e três regionais: Grande Porto Alegre (1ª CRS), Cachoeira do Sul (8ª CRS) e Lajeado (16ª CRS). Ainda hoje, retiram pessoalmente as doses, na sede da Central Estadual de Distribuição e Armazenamento de Imunobiológicos (Ceadi), as regionais de Santa Cruz do Sul (13ª CRS) e Osório (18ª CRS).
As vacinas chegam às demais partes do Rio Grande do Sul via transporte aéreo – que, mais uma vez, será realizado em aeronaves da Brigada Militar (BM) e da Polícia Civil (PC/RS). O helicóptero da PC decola às 9h30min e tem dois pousos previstos: o primeiro, às 10h, permitirá o desembarque das vacinas da 5ª CRS em Caxias do Sul. Já o segundo está marcado para as 10h45min, em Santa Maria, que recebe as cargas da 4ª e 10ª CRS.
O avião da Brigada Militar também decola às 9h30min e desce em cinco localidades. Os lotes da 11ª e 6ª CRS serão deixados em Erechim, por volta das 10h15min. Em seguida, a aeronave se dirige a Palmeira das Missões, onde pousa às 10h55min com as doses da 15ª e 2ª CRS. A terceira parada acontece em Santo Ângelo, às 11h35min, para o desembarque das cargas da 9ª, 12ª, 14ª e 17ª CRS.
Bagé recebe o avião às 12h45 para a retirada do contingente destinado à 7ª CRS. Por fim, a equipe chega em Pelotas às 13h35min para o desembarque das últimas vacinas na remessa, pertencentes à 3ª CRS.
Lote será utilizado na aplicação da primeira dose
As doses distribuídas agora serão destinadas à primeira aplicação da vacina. A expectativa é de que o contingente seja suficiente para que todos os idosos com mais de 80 anos sejam vacinados no Estado. Também serão beneficiadas as pessoas entre 77 e 79 anos, que terão a imunização ampliada, bem como os profissionais da saúde – grupo que deve atingir 83% de cobertura vacinal ao fim da aplicação do lote.
O Rio Grande do Sul já teve acesso a 1.286.200 vacinas, entre as fórmulas CoronaVac e de Oxford/AstraZeneca. De acordo com dados da SES, pelo menos 565,2 mil pessoas que vivem em território gaúcho receberam a primeira dose até a manhã desta quinta-feira, enquanto 157,4 mil tiveram acesso às duas doses e estão imunes à Covid-19, conforme previsto pelas fabricantes.