Termina, nesta segunda-feira, o prazo para adesão ao pagamento parcelado do IPTU de 2021, sem juros e multa, em Porto Alegre. Até o momento, foram pagas 31.356 guias do imposto e a Secretaria Municipal da Fazenda (SMF) estima que a maioria das adesões seja feita ainda hoje.
O superintendente da Receita Municipal, Christian Justin, lembra que, costumeiramente, 75% dos contribuintes só aderem ao parcelamento no último dia. “Observar o prazo do dia 8 é fundamental para que não sejam inscritos em dívida ativa”, alertou.
Após a adesão ao parcelamento, as guias serão enviadas mensalmente para o endereço cadastrado ou para o endereço de correspondência informado. Para aderir ao parcelamento, a primeira parcela deve ser paga hoje.
Se a primeira parcela do parcelamento não for paga, todo o lançamento é inscrito em dívida ativa automaticamente, incidindo juros e multa. Lembrando que o documento de arrecadação pode ser acessado no site da prefeitura, mediante informação da inscrição do imóvel, ou solicitado pelo telefone 156, selecionando a opção 4. As guias também foram enviadas pelo correio.
As parcelas vencem sempre no dia 8 de cada mês. Quando não houver expediente bancário nesse dia, o vencimento é adiado para o próximo dia útil. Para facilitar o pagamento em dia, a Secretaria da Fazenda indica o débito em conta. Este ano, também disponibiliza ao contribuinte pagar com o cartão de crédito. O pagamento deve ser feito em lotéricas e na rede bancária conveniada com a prefeitura (Caixa Econômica Federal, Banrisul, Banco do Brasil, Bradesco, Itaú, Santander, Sicredi e Banco Original).