Prefeitos do Vale do Sinos discutem possibilidade de lockdown regional para conter coronavírus

Indicativo vai ser levado a reunião com o governador Eduardo Leite nesta sexta-feira

Foto: Stephany Sander/CP

Em reunião na tarde desta quinta-feira, prefeitos integrantes da Associação dos Municípios do Vale do Rio do Sinos (Amvars) avaliaram a possibilidade de lockdown regional como medida para conter a pandemia. O indicativo vai ser levado a reunião com o governador Eduardo Leite nesta sexta-feira. A ideia é de que a medida atinja, inclusive, supermercados, que podem ser liberados a operar por meio de telentrega.

Na opinião da maioria, a adoção do lockdown pode ser a única forma de conter a circulação de pessoas nas ruas e nos estabelecimentos permitidos na bandeira preta em vigor.

O presidente da Amvars, Luciano Orsi, explicou que a medida é uma tentativa de reduzir os números de contágio tendo em vista que muitas pessoas, muitas vezes famílias inteiras, seguem circulando pelas ruas e estabelecimentos nos finais de semana: “Continuamos vendo famílias inteiras caminhando nas ruas, circulando em supermercados, muita gente se reunindo ainda. As campanhas de conscientização que temos feito ainda não foram suficientes”.

Pelo indicativo da Amvars, poderão funcionar em lockdown apenas estabelecimentos essenciais como clínicas públicas e privadas, farmácias, funerárias e postos de combustíveis (apenas para abastecimento). Os mercados, supermercados e afins podem adotar sistema de tele-entrega. “Pelo que temos visto, muitas outras regiões também pretendem adotar medidas mais extremas, sendo que algumas já adotaram”, disse Orsi.

O lockdown chegou a ser cogitado para ser aplicado regionalmente a partir do fim de semana passado, mas devido ao prazo curto para organização dos municípios junto aos segmentos de comércio, os prefeitos optaram por protelar a decisão.

Até o momento, prefeitos do Vale do Rio Pardo e do Litoral Norte já decidiram pelo lockdown, entre o fim da noite de sexta e o início da manhã de segunda-feira.