Prefeitos da Grande Porto Alegre preparam carta de interesse na compra da Sputnik V

Consórcio pretende formar grupo de trabalho com MP e TCE para garantir a segurança jurídica da aquisição

Foto: Instituto Gamaleya/Divulgação

O Consórcio dos Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre (Granpal) segue avançando nas tratativas para a compra de doses da Sputnik V, vacina contra a Covid-19 desenvolvida pelo Instituto Gamaleya, da Rússia. Nesta quinta-feira (4), o grupo se reuniu com representantes do laboratório europeu e da Federação Catarinense de Municípios (Fecam), que está em um estágio bem mais avançado das negociações para aquisição.

Segundo o presidente da Granpal, o acordo deve ser fechado diretamente com os russos, nos mesmos moldes do que está sendo feito no estado vizinho. “Vamos criar um grupo de trabalho, junto com o Ministério Público (MP/RS) e o Tribunal de Contas do Estado (TCE/RS), para que tenhamos segurança jurídica na compra”, afirma Rodrigo Battistella (PT), que ocupa o cargo de prefeito em Nova Santa Rita.

“Em paralelo, vamos formular uma carta de interesse ao laboratório. Aí sim, cada município vai dizer a quantidade necessária para a imunização das suas comunidades”, explica. Ainda não há uma estimativa, por parte do consórcio, de quantas doses serão compradas e, tampouco, do valor gasto na aquisição. Estes parâmetros serão definidos nas próximas semanas, com base no plano de imunização de cada município.

O fato da Sputnik V ainda não ter tido o uso aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) não preocupa o presidente da Granpal. “Conforme a solicitação de compra de cada cidade, teremos o lote de cada vacina. Em cima desse lote, é pedida a liberação que acontece em até 10 dias. A Anvisa vai se posicionar conforme cada remessa contratada pelos municípios”, garante Battistella.

O prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo (MDB), participou do encontro virtual e deu sinal verde para a continuidade das tratativas. “A compra da Sputnik V por meio da Granpal é um bom caminho. Estamos buscando todas as alternativas para ampliar e acelerar a imunização da população”, declarou o político. A Capital também integra o consórcio da Frente Nacional dos Prefeitos (FNP) para a aquisição de doses.

Vacina teria eficácia superior a 90% em casos sintomáticos

Apesar de ter sido o primeiro laboratório a registrar uma vacina contra a Covid-19 no mundo, o Instituto Gamaleya publicou os primeiros dados de eficácia da Sputnik V há pouco mais de um mês. Segundo o estudo, divulgado pela revista científica The Lancet, a Sputnik V tem eficácia de 91,6% em casos sintomáticos da doença. Os resultados ainda são preliminares, e levam em conta a aplicação de duas doses.

A compra do imunizante também é uma possibilidade para o Governo do Estado. No final do mês de janeiro, Eduardo Leite (PSDB) se reuniu, em São Paulo, com representantes da União Química e sinalizou que vai adquirir a fórmula caso ela seja aprovada pela Anvisa. À época, a negociação foi condicionada à não-inclusão da fórmula no Programa Nacional de Vacinação, coordenado pelo Ministério da Saúde.