Em três dias, dois pacientes do Hospital Bom Pastor, de Santo Augusto, morrem à espera de leitos de UTI

Ao todo, pelo menos nove pessoas já perderam a vida pelo mesmo motivo no RS

Foto: Ricardo Giusti / CP

Nos últimos três dias, dois pacientes internados no Hospital Bom Pastor, em Santo Augusto, no Norte gaúcho, morreram esperando transferência para leitos de Unidade de Terapia Intensiva. O último caso, registrado na manhã dessa quarta-feira, foi confirmado pela instituição nesta quinta.

De acordo com a direção da casa de saúde, a vítima era uma mulher, de 67 anos, moradora de Inhacorá, que tinha comorbidades, e permanecia internada desde 24 de fevereiro com coronavírus. Ainda segundo a diretoria do hospital, por conta do agravamento do estado de saúde da paciente, foi necessário fazer um cadastro dela na Central de Leitos do Estado (Gerint), para viabilizar a transferência a uma UTI. Ontem, ela acabou recebendo uma vaga no Hospital de Três de Maio, mas não resistiu e morreu na ambulância, enquanto era transferida.

Dois dias antes, na última segunda, a vítima também foi uma mulher. A paciente tinha 37 anos, vivia em Chiapetta e era portadora de comorbidades. Internada no hospital desde 25 de fevereiro, ela havia sido cadastrada na Central de Leitos do Estado (Gerint), mas não houve disponibilidade de leito. Com isso, não resistiu.

O cenário vem se tornando recorrente no Rio Grande do Sul, já que em menos de duas semanas, pelo menos outras sete pessoas morreram pelo mesmo motivo. Os casos foram registrados em Morro Reuter, Não-Me-Toque, Boqueirão do Leão, Canoas, Nova Prata, Santo Antônio da Patrulha e Porto Alegre.