Em carta, Eduardo Leite e outros 13 governadores pedem mais vacinas a Bolsonaro

No documento, governantes dizem que estados atingiram limite da capacidade hospitalar e que bloqueio das variantes do coronavírus é "matéria de interesse de diversas nações"

Foto: Isac Nóbrega/PR

Quatorze governadores, incluindo o do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, assinaram, nesta quinta-feira, uma nova carta endereçada ao presidente da República, Jair Bolsonaro. Desta vez, os governadores pedem que o presidente tome providências e não meça esforços, por meio dos ministérios da Saúde e das Relações Exteriores, para adquirir vacinas contra a Covid-19.

O documento enfatiza que os estados chegaram ao limite da força e capacidade hospitalares. Além disso, reforça que foram instaladas novas vagas em Unidades de Terapia Intensiva (UTI), a viabilização da compra de equipamentos e a contratação de profissionais de saúde de diversas áreas.

A nota também reconhece que neste momento há grande procura pelos imunizantes no mundo, mas “que é preciso agilizar os mecanismos de compra, explorar e concretizar todos os meios de aquisição disponíveis, para vacinar, no menor espaço de tempo possível, a maior quantidade de brasileiros”, principalmente pela iminência da contaminação comunitária pela variante P1, considerada mais letal. “O mundo acompanha com preocupação o rápido avanço do contágio por essa variante no Brasil, o que
torna o bloqueio da disseminação desse tipo de vírus matéria de interesse de diversas nações, inclusive porque outras variantes podem dela advir”, cita o texto.

Por fim, o documento sustenta que “os imunizantes são hoje para o Brasil e para os brasileiros muito mais do que uma alternativa ou medicamento”, mas “a própria esperança da população”. Os governadores dizem que que a vacinação em massa, realizada o mais rápido possível, é a alternativa mais indicada, se não a única, de deter a pandemia, permitindo que o Brasil, Estados e municípios possam, aos poucos, voltar à normalidade. “Nesse sentido, nenhum governante pode correr o risco de não esgotar todas as possibilidades ou de procrastinar ações e procedimentos”, advertem.

Abaixo a lista dos governadores que assinaram a nota

RENAN FILHO

Governador do Estado de Alagoas

WALDEZ GOÉS

Governador do Estado do Amapá

RUI COSTA

Governador do Estado da Bahia

CAMILO SANTANA

Governador do Estado do Ceará

RENATO CASAGRANDE

Governador do Estado do Espírito Santo

FLÁVIO DINO

Governador do Estado do Maranhão

MAURO MENDES

Governador do Estado de Mato Grosso

HELDER BARBALHO

Governador do Estado do Pará

JOÃO AZÊVEDO

Governador do Estado da Paraíba

PAULO CÂMARA

Governador do Estado de Pernambuco

WELLINGTON DIAS

Governador do Estado do Piauí

FÁTIMA BEZERRA

Governadora do Estado Rio Grande do Norte

EDUARDO LEITE

Governador do Estado do Rio Grande do Sul

BELIVALDO CHAGAS

Governador do Estado de Sergipe