Após visitar hospitais da capital, Eduardo Leite reforça pedidos de cuidado

Governador viu de perto a situação do Hospital de Clínicas e do Moinhos de Vento, ambos com taxa de ocupação de UTIs acima dos 100%

Governador Eduardo Leite visitou o Hospital de Clínicas nesta quinta-feira | Foto: HCPA/Divulgação

O governador Eduardo Leite visitou, na tarde desta quinta-feira, os hospitais de Clinicas e Moinhos de Vento, em Porto Alegre. Ambas as instituições passaram o dia operando com as UTIs acima dos 100% de ocupação.

Após a visita, Leite relatou o que viu, no Twitter. “Ao entrar na UTI, um quadro identificava os 10 pacientes que ali estavam. Na faixa de idade, a exceção eram 2 pacientes com mais de 60 anos. Todos os outros entre 24 e 40 anos. No outro, o relato da equipe médica sobre pai e filho que estão na UTI intubados. O filho com 17 anos. O contágio é altíssimo, como nunca! E o vírus, com as variantes, mais agressivo”, descreveu.

O governador também destacou a complexidade que o tratamento intensivo dos pacientes demanda para as equipes de saúde. “Para cada conjunto de 10 leitos são demandados cerca de 50 profissionais na equipe (…). A atenção demandada pelos pacientes COVID exige absurdamente mais das equipes que o normal”, reiterou.

Leite lembrou que há trabalhadores exaustos nos hospitais, e reforçou a importância da manutenção dos cuidados necessários para evitar a propagação da doença.

Porto Alegre segue com taxa de ocupação das UTIs acima dos 100%

Nesta quinta-feira, a Capital chegou a ter mais de mil pacientes internados nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs). Às 19h30min, o número havia caído para 989 pessoas para 961 vagas, o que configura taxa de 103,78%.

De acordo com o sistema de monitoramento das UTIs, atualizado pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS), dos 18 hospitais que oferecem tratamento intensivo, dez seguiam operando com lotação de 100% ou mais, na noite desta quinta.