Ato na Assembleia formaliza interesse em compra da vacina russa contra a Covid-19

Deputados e representantes da Famurs participaram da agenda, nesta quarta-feira

Foto: Divulgação/AL

A Assembleia Legislativa e municípios gaúchos entregaram, nesta quarta-feira, o protocolo de interesse na compra de vacinas da empresa União Química – farmacêutica que detém acordo para produção, no Brasil, da fórmula russa Sputnik V contra o coronavírus.

Participaram do ato, realizado de modo híbrido, o presidente do Parlamento, deputado Gabriel Souza (MDB), e representantes da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs). O laboratório estima que a partir de abril seja possível produzir a vacina em território brasileiro.

Gabriel reforçou a importância da vacina para a volta das atividades e lembrou das ações da Assembleia em prol da compra de insumos, como a votação para autorizar o Executivo a adquirir as doses, permitindo a despesa pública para esse fim. O deputado também frisou que o Parlamento e o governo estadual assinaram um ofício solicitando ao Ministério da Saúde a inclusão de professores e trabalhadores da educação no grupo prioritário da campanha de imunização, mas disse que, para vingar, a iniciativa depende, sobretudo, da existência de doses suficientes.

Representando a Famurs, o vice-presidente e prefeito de São Sepé, Leocarlos Girardello, enalteceu a união de esforços entre os diferentes poderes e setores da sociedade civil. Já o prefeito de Itati e presidente da Associação de Municípios do Litoral Norte (Amlinorte), Flori Werb (PP) falou em nome das cidades litorâneas, horas depois de anunciar um lockdown na região, no próximo fim de semana.