Vacinação de idosos em Porto Alegre ocorre sem aglomerações e com liberação rápida

Integrantes do grupo prioritário de 81 anos foram imunizados em apenas cinco minutos

Foto: Guilherme Almeida/CP

A vacinação de idosos com 81 anos foi tranquila e sem aglomerações na manhã desta terça-feira em Porto Alegre. Nos postos de saúde Camaquã, na zona Sul da Capital, no Santa Cecília, e no Centro de Saúde Modelo, no bairro Santana, as pessoas não enfrentaram filas e no prazo de cinco minutos, entre conferência de documentos e aplicação da dose da vacina, já estavam liberados.

Na unidade de saúde Camaquã, a dona de casa Cecília Ferreira, 81 anos, disse que estava feliz por estar sendo vacinada. Na unidade Santa Cecília, a aposentada Gisele Araújo, 81 anos, acompanhada da filha Juliana, afirmou que torce para que mais brasileiros sejam vacinados. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informou que a vacinação contra a Covid-19 que foi realizada nessa nos dois drive-thrus era “somente a primeira dose” para os idosos a partir de 81 anos. Conforme a secretaria, a vacinação da segunda dose será anunciada quando forem confirmadas as remessas de novos lotes de vacinas pelo Ministério da Saúde.

A ampliação do grupo prioritário foi possível graças ao recebimento de 21.420 doses da vacina de Oxford/Astrazeneca. A imunização está garantida para todo o público dessas faixas etárias, independente do horário de chegada à unidade. Por isso, não há necessidade de chegar cedo.

É preciso apresentar um documento de identificação com CPF e comprovante de residência de Porto Alegre. As equipes da secretaria de saúde prosseguem com visitas domiciliares para imunizar idosos acamados, além da aplicação da segunda dose em idosos e pessoas com deficiência que vivem em instituições de longa permanência, cuidadores, profissionais de saúde e populações indígenas e quilombolas.

Nova etapa 

Os idosos com 80 anos serão vacinados nesta quarta e quinta-feira contra a Covid-19 em Porto Alegre. A imunização em aproximadamente cinco mil pessoas será feita nos 21 postos de saúde referência na aplicação da vacina. Na sexta-feira e no sábado, será a vez dos idosos a partir de 79 anos, cerca de 5,2 mil idosos, segundo a SMS. A imunização até a sexta-feira será realizada nas 21 unidades de saúde das 8h às 17h.

Em Porto Alegre, os idosos podem ser vacinados nas unidades de saúde Camaquã, São Carlos, IAPI, Morro Santana, Clínica da Família Álvaro Difini, Moab Caldas, Assis Brasil, Santa Marta, Centro de Saúde Modelo, Santa Cecília, Tristeza, Campo Novo, Bananeiras, Vila Ipiranga, Chácara da Fumaça, Vila Jardim, Belém Novo, Primeiro de Maio, Glória, Rubem Berta e Panorama.

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Sair da versão mobile