Lira e governadores discutem emendas parlamentares e “orçamento de guerra” nesta terça

Encontro já estava previsto desde a semana passada, e acontece apenas um dia após atrito de líderes estaduais e Bolsonaro

Foto: Maryanna Oliveira/Câmara dos Deputados

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), discute, na tarde desta terça-feira (2), o agravamento da pandemia da Covid-19 em reunião com os 26 governadores brasileiros. Parte dos líderes estaduais participará do encontro pessoalmente, enquanto outros – incluindo o gaúcho Eduardo Leite (PSDB) – se juntam ao grupo virtualmente.

Novas medidas de socorro devem ser propostas, de parte a parte. Segundo reportagem do jornal O Estado de S. Paulo, Lira sugere que os governadores orientem os deputados federais de seus estados a alocarem todo o dinheiro disponível em emendas às ações de combate ao coronavírus.

O presidente da Câmara também deve levantar a possibilidade de que a Comissão de Orçamento vote uma recomendação expressa para que qualquer excesso de arrecadação seja direcionado prioritariamente à pandemia. Em contrapartida, os governadores vão pedir que o parlamento autorize um novo “Orçamento de Guerra” para gastos com a Covid-19.

A CNN Brasil apurou junto às lideranças locais que há uma preocupação frente ao esgotamento da capacidade do Sistema Único de Saúde (SUS) – que, no ano passado, recebeu R$ 41 bilhões extras em razão da Covid-19. O montante não está previsto na Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2021, que destina R$ 136,7 bilhões ao Ministério da Saúde.

Leite diz estar “aberto ao diálogo”

A reunião é vista como um aceno de Arthur Lira aos governadores em meio à crescente animosidade na relação dos políticos com o presidente Jair Bolsonaro (sem partido). O encontro já estava previsto desde a semana passada, e acontece apenas um dia após o atrito causado por uma publicação referente ao repasse de verbas federais.

Questionado sobre o futuro das relações com o Palácio do Planalto, após a mediação do Congresso, o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, disse estar aberto ao diálogo. “Infelizmente, a prática do presidente nos gera pouca expectativa. Mas, de minha parte, sempre estarei disponível”, declarou.

Ontem, o tucano fez duras críticas a Bolsonaro – a quem acusou de incitar a instabilidade do país para benefícios políticos. Leite ficou incomodado com a divulgação de uma versão muito resumida dos repasses federais, nas redes sociais do presidente da República, feita após o anúncio das medidas mais restritivas de combate à Covid-19 nos estados.

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Sair da versão mobile