Covid-19: rede hospitalar de Porto Alegre volta a registrar 100% de ocupação em leitos de UTI

Total de pacientes com a doença confirmada chega a 555; eram 382 na terça-feira passada

Foto: Ricardo Giusti/CP

O número de internados em UTIs de Porto Alegre por conta do coronavírus voltou a bater recorde, nesta terça-feira. O sistema de monitoramento das Unidades de Terapia Intensiva registra, nesta tarde, 555 pacientes com a doença confirmada. Segundo o balanço da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), eram 510 com diagnóstico confirmado em leitos de tratamento intensivo nessa segunda-feira e, na terça passada, 382.

Outras 137 pessoas positivadas para coronavírus seguem esperando, em emergências, por uma vaga de UTI, assim como outras 19, em razão de doenças diferentes. A rede hospitalar tinha ainda 65 pacientes com suspeita de Covid, em UTIs, aguardando diagnóstico, e 80 com ventilação mecânica em leitos de enfermaria.

Índice de ocupação volta a ultrapassar 100%

Já o índice de ocupação total voltou a ultrapassar o limite, com 100,56%, mesmo com a ampliação de leitos na cidade. Dos 915 disponíveis às 17h30min desta terça, havia 17 bloqueados e 903 em uso. Apenas os hospitais Femina e de Pronto Socorro de Porto Alegre (que não atendem, em tese, casos de Covid-19) tinham lotação a baixo de 90%.

A situação é mais crítica nos hospitais Moinhos de Vento (119,7%), de Clínicas (109,82%) e Independência (105%). São Lucas, Divina Providência, Ernesto Dornelles, Vila Nova, Restinga e Santa Ana tinham 100% de ocupação, no mesmo horário. Entre as instituições referência no tratamento da Covid-19, o Conceição atingia 97,65% e o Santa Casa 98,55% da lotação máxima.

Em nota, a Santa Casa de Misericórdia alertou que a situação é crítica em relação à capacidade de assistência aos pacientes infectados com o coronavírus. “Chegamos ao nosso limite assistencial, de recursos humanos e tecnologias, já com estruturas assistenciais em blocos cirúrgicos e salas de recuperação, com a consciência absoluta do papel social que empreendemos e o dever máximo de alcançar a maior segurança possível nos tratamentos”, explicou o diretor médio da Santa Casa Antonio Nocchi Kalil.

No texto, a casa de saúde relata, que, além dos leitos existentes, deve disponibilizar mais 15 leitos de UTI Covid na Santa Casa, totalizando 144 leitos, “sem mais condições estruturais de novas ampliações”. A instituição também salientou estarem totalmente ocupados os 42 leitos de terapia intensiva para casos não Covid, que assistem urgências e emergências em cardiologia, neurocirurgia, oncologia, transplantes e demais especialidades.

Já o Grupo Hospitalar Conceição (GHC) confirmou a ampliação de leitos de UTI Covid no Hospital Conceição, de 39 para 44; a abertura de mais 10 leitos de UTI não Covid na Sala de Recuperação do Conceição, e a abertura de cinco leitos de UTI não Covid para retaguarda no Hospital Cristo Redentor.

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Sair da versão mobile