Covid-19: Coordenadoria alerta que saúde do Litoral Norte já está em colapso

Região bateu todos os recordes negativos desde o início da pandemia no último fim de semana

Foto: Mauro Schaefer/Arquivo/CP

A rede assistencial de saúde do Litoral Norte gaúcho entrou em colapso, confirmou hoje a 18° Coordenadoria Regional da Saúde (CRS). O relatório mais recente mostra que a região quebrou, negativamente, todos os recordes desde o início da pandemia nesse final de semana.

Na ocasião, o número de casos registrados chegou a 1.445, superando o recorde anterior de 973 infectados, do fim de semana anterior. Já em relação aos óbitos, também se registrou a maior quantidade em um fim de semana: foram 14 mortes, entre sexta e domingo, em decorrência do coronavírus.

O cenário nos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e clínicos também é crítico. Neste momento, a taxa de ocupação das UTIs é de 101%, com 38 pacientes aguardando leito. Já em relação aos leitos clínicos, a taxa chega a 129%. Nesse caso, há 53 pessoas na fila a espera por vagas de internação.

Além disso, a 18° CRS relata muitos pacientes intubados fora da UTI e falta de respiradores. Por fim, o último boletim diário da coordenadoria, divulgado na noite dessa segunda, sustenta que a única saída para contornar o cenário passa pela realização de um lockdown.

Em nota, o presidente da Associação dos Municípios do Litoral Norte (Amlinorte), Flori Werb, o presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, deputado Gabriel Souza, e o deputado federal Alceu Moreira, afirmaram estarem atentos a situação crítica vivida pela região. Por conta disso, criaram um comitê de monitoramento paralelo ao sistema de regulação da Secretaria Estadual da Saúde (SES), para acompanhar em tempo real o cenário específico da região.

O documento da CRS também salienta que, entre sexta e sábado, 16 pacientes foram transferidos do litoral para leitos de UTI Covid de outros hospitais, conforme o sistema de regulação do Estado, além de reforçar o apelo para que a população respeite as regras sanitárias e evite aglomerações.