Ao menos oito pacientes morrem à espera de leitos de UTI no RS

Um dos casos sei registrou na capital, enquanto os outros sete ocorreram em municípios do interior e região Metropolitana

Foto: Ricardo Giusti/CP

Ao menos oito pessoas internadas com coronavírus morreram aguardando transferência para um leito de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), desde 12 de fevereiro, no Rio Grande do Sul. Os últimos casos registrados ocorreram nessa segunda-feira, em Porto Alegre e em Chiapetta, no Norte gaúcho.

Na cidade do interior a vítima era uma mulher, de 37 anos, que tinha comorbidades, e recebia atendimento no Hospital Bom Pastor, de Santo Augusto, desde 25 de fevereiro. Na ocasião, houve contato da casa de saúde com a Central de Leitos do Estado (Gerint), mas como não houve disponibilidade de leito, ela acabou não resistindo e morreu na segunda pela manhã.

Já durante a madrugada, Júlio César da Silva Lomando, de 50 anos, veio a óbito pelo mesmo motivo 48 horas depois de ter sido diagnosticado com a doença. Segundo a família, Júlio deu entrada em uma unidade de pronto atendimento da capital, na sexta. Por falta de equipamentos para a intubação e sem leito disponível, ele ficou apenas com oxigênio em uma sala de emergência e acabou morrendo.

Ao menos seis casos semelhantes já haviam se registrado, na semana passada, em cidades do interior gaúcho. No entanto, não há dados oficiais computando esse tipo de situação no RS.