Pela primeira vez, Litoral Norte supera 100% de ocupação em UTIs

Região também enfrenta sobrecarga em leitos clínicos, operando com taxa acima dos 120%

Foto: Mauro Schaefer / CP

O Litoral Norte vem superando diariamente de forma negativa os números em relação ao combate à Covid-19. Até às 15h desta segunda-feira, a região atingiu a pior marca desde o início da pandemia em ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). A taxa bateu em 101,4%, o que corresponde a 73 pacientes para 72 vagas.

Desse total, 46 pessoas já tiveram o diagnóstico de coronavírus confirmado, o que corresponde a 63%. Outros nove seguem aguardando exames e 18 deram entrada para tratar outras doenças.

Além disso, o litoral também enfrenta, desde a semana passada, sobrecarga em leitos clínicos, atualmente com taxa de ocupação de 127,8%, também o maior índice registrado desde março do ano passado.

A região também bateu novo recorde nesta segunda entre os internados em leitos de UTI e clínicos com 188 pacientes, quatro a mais do que o recorde registrado ainda no domingo.

Conforme a 18° Coordenadoria Regional da Saúde (CRS), que monitora diariamente os índices na região, até a última sexta-feira, foram confirmados 31.526 casos e 543 mortes pela Covid-19. Entre os óbitos, está o de uma moradora de Capão da Canoa, internada no Hospital de Santo Antônio da Patrulha. Ela faleceu esperando transferência para um leito de UTI.