IGP altera solicitações de carteiras de identidade a partir desta segunda no RS

Por conta da bandeira preta, apenas casos com urgência, por agendamento, vão ser atendidos

População de rua pode procurar atendimento no IGP e na Fasc | Foto: Agência Brasil
Foto: Agência Brasil

Com todas as regiões Covid em bandeira preta no modelo do distanciamento controlado do governo do Estado até o dia 7 de março, o Instituto-Geral de Perícias (IGP) alterou o encaminhamento das carteiras de identidade. A partir desta segunda, 1°, até o dia 5 todos os atendimentos estão cancelados, exceto os casos de urgência.

No entanto, as pessoas que precisarem dos serviços deverão marcar os atendimentos, por email ou telefone, conforme a sua cidade, e comprovar a urgência da solicitação do documento. Entre as situações que se encaixam estão: Admissão em emprego: carta de admissão ou lista de documentos fornecida pela empresa, com carimbo; Cirurgias de emergência: atestado médico; Retirada de medicamentos controlados: receita médica; Viagens de emergência: passagem; Financiamento imobiliário: agendamento do banco; e odos os documentos furtados ou roubados: boletim de ocorrência;

Vale lembrar que os postos de Bento Gonçalves e Santa Cruz do Sul foram fechados em 22 de fevereiro para atender à determinação feita pela administração dos prédios, que pertencem à Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS).

Já o Posto de Identificação de Montenegro está em processo de mudança de endereço. Com isso, o usuário pode procurar atendimento em Novo Hamburgo ou São Leopoldo. Enquanto as unidades de Alvorada e Viamão estão fechadas, por isso o atendimento destas cidades está sendo feito em Porto Alegre.

Ainda de acordo com o IGP, os postos coligados, que funcionam por meio de convênio com prefeituras, seguirão as normas definidas pela administração municipal.