Capital tem recorde de hospitais com lotação máxima de leitos de UTI

Até o início da tarde deste domingo, dez casas de saúde registram ocupação de, ao menos, 100%

Apesar de aumento do contágio por Covid-19, ocupação de UTIs no RS apresenta estabilidade | Foto: Ricardo Giusti/CP

O sistema de monitoramento das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), atualizado pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS), apontou que dez hospitais operam com seus leitos de UTI no limite, até o início da tarde deste domingo.

Os hospitais Santa Ana, Restinga, Cristo Redentor, Divina Providência, Ernesto Dornelles, Mãe de Deus, São Lucas e Fêmina estão operando com 100% de ocupação. Já o Vila Nova, com 110%, e Moinhos de Vento, com 115,15%, funcionam acima da capacidade máxima.

Além dessas instituições, outros sete hospitais monitorados pela SMS também vem operando próximo da lotação máxima na Capital. Os piores cenários são encontrados, justamente, nos hospitais referência no tratamento da Covid-19. O Clínicas, opera com 98,77%, a Santa Casa, tem taxa de ocupação de 98,59%, já o Conceição, registra 97,33% da lotação máxima.

Essa situação é reflexo direto do avanço da pandemia na cidade. Até às 14h, recebiam tratamento intensivo 525 pessoas, o maior número de pacientes entre casos confirmados (467) e suspeitos (58) registrados desde o início da pandemia. Além disso, por conta do agravamento do quadro, outros 142 pacientes positivados de coronavírus estavam aguardando transferência para um leito de UTI.

Ao todo, Porto Alegre tem 867 pacientes recebendo tratamento intensivo para um total de 877 vagas, o que corresponde a uma taxa de ocupação de 100,12%, número pouco abaixo dos 100,82% atingidos no início desta manhã.