Quatro estabelecimentos são fechados por descumprimento de decreto em Porto Alegre

Apesar dos flagrantes, movimento foi considerado tranquilo na Capital durante a noite de sexta-feira

Força-tarefa que reuniu agentes da Guarda Municipal, Brigada Militar e EPTC será repetida neste sábado. Foto: Giulian Serafim/Prefeitura de Porto Alegre

A última noite antes da adoção dos protocolos de bandeira preta em Porto Alegre foi marcada por um movimento abaixo da média nas ruas da cidade. De acordo com a Guarda Municipal, que liderou a força-tarefa de fiscalização dos protocolos sanitários nessa sexta-feira (26), não houve registros de aglomerações em via pública.

Ainda assim, quatro estabelecimentos comerciais foram fechados por desrespeito ao decreto que restringe a circulação de pessoas das 20h às 5h. Duas ocorrências aconteceram no Centro Histórico. Na primeira delas, um bar, localizado na rua Fernando Machado, foi flagrado enquanto atendia clientes após o horário definido por lei.

A segunda foi registrada na Praça Rui Barbosa, onde uma lanchonete permitia o consumo local de alimentos. As outras duas irregularidades foram flagradas na zona Sul, onde foram fechadas uma lanchonete que atendia o público em um drive thru irregular, instalado na avenida Cavalhada, e uma loja de conveniência da avenida Diário de Notícias.

Segundo o comandante da Guarda Municipal de Porto Alegre, Marcelo Nascimento, os proprietários dos quatro locais foram autuados. “Nós tivemos uma recepção muito boa do comércio, e um reforço muito importante da Brigada Militar. Ganhamos mais alcance na cidade, com ações simultâneas”, afirma.

Em outras infrações de menor potencial ofensivo, os agentes optaram por orientar os comerciantes. “Concedemos isso naqueles lugares em que verificamos a boa fé dos empresários. Nos casos onde está sendo feita, deliberadamente, a infringência do decreto, agimos com todo o rigor da lei”, garante Nascimento.

A população pode contribuir com a fiscalização através de denúncias, feitas de forma anônima pelos números 156 ou 153, e respeitando os protocolos. Além dos agentes da Guarda Municipal e Brigada Militar, a operação conta com o apoio de equipes da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC).