Prefeitura de Porto Alegre permite passageiros em pé nos ônibus nesta sexta-feira

EPTC justificou dizendo que não conseguiria atender a demanda de passageiros caso a regra entrasse em vigor hoje

Ônibus de Porto Alegre foram autorizados a transportar passeiros em pé até o fim desta sexta-feira. Foto: Alina Souza/Correio do Povo

A prefeitura da Capital publicou, na noite dessa quinta-feira, em edição extra do Diário Oficial de Porto Alegre (Dopa), um novo decreto com medidas mais restritivas na cidade. As novas determinações valem a partir desta sexta-feira (26).

Entretanto, a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) informou que diante da impossibilidade de conclusão de todas as tabelas horárias para atender a adequação da oferta autorizou, somente nesta sexta-feira, a ocupação além do número de assentos com mais 20 passageiros nos ônibus comuns e mais 30 nos articulados.

A partir deste sábado, a ocupação será limitada ao número de passageiros sentados. A orientação é mesmo cumprir a exigência de transportar apenas pessoas sentadas. Somente será permitido o passageiro em pé em caso de circulação para desembarque e utilização da catraca.

Entre as medidas mais restritivas, que valem a partir de hoje, está a determinação para órgãos e entidades municipais de adoção do trabalho remoto, com exceção para os serviços essenciais que necessitem ser executados de forma presencial. Também está vedado o funcionamento dos museus e espaços culturais públicos em ambientes fechados.