Com mais de 5 mil internados, RS aciona fase mais crítica do Plano de Contingência ao Coronavírus

Secretária de Saúde, Arita Bergmann, alerta para 200 mortes por dia se "medidas urgentes" não forem tomadas

Foto: Ricardo Giusti / Correio do Povo

O Palácio Piratini anunciou, em reunião na tarde desta quinta-feira, o acionamento da Fase 4, Nível C do Plano de Contingência, a última e mais crítica etapa do plano estadual de enfrentamento ao coronavírus. A medida se deu em um dia em que o número de internados com a doença bateu a marca de 5 mil pessoas.

Em reunião virtual, entre o governo do Rio Grande do Sul e a Famurs, a secretária de Saúde, Arita Bergmann, destacou a situação próxima do colapso que vive o RS, com mais de 90% da ocupação de UTIs, e orientou o uso de todas as estruturas hospitalares para o atendimento de pacientes.

“Usem toda a estrutura do hospital, usem o bloco de cirurgia, as salas de recuperações. Vamos criar ambientes pra receber mais gente, tudo aquilo que for possível. Esgotamos inclusive a possibilidade de buscar qualquer outra alternativa para acolher as pessoas, especialmente nas UTIs”, anunciou a secretária.

De acordo com Arita, não é possível identificar uma resposta para o aumento tão acelerado de pacientes em estado crítico pela Covid-19. “Em janeiro, não tínhamos a noção de que estaríamos nesta situação”, disse. De janeiro para fevereiro, mais que dobrou o número de pessoas internadas com Covid. De ontem pra hoje, foram 281 novos doentes, totalizando, nesta quinta-feira, 5043 pacientes.

“Temos que tomar medidas urgentes. Se hoje temos 12.029 vidas que perdemos para a Covid-19, se nada for feito, teremos uma média de no mínimo 200 óbitos/dia. E no dia 15 de março, chegaremos a 15 mil óbitos”, alertou.

*Atualizada às 21h50min