Pelo terceiro dia consecutivo, os postos de saúde de Porto Alegre que realizam exames da Covid-19 voltaram a apresentar um grande movimento de pessoas. Desta vez, a situação estava mais complicada no Pronto Atendimento da Cruzeiro do Sul, onde a circulação de pessoas foi intensa na manhã de hoje. O serviço de segurança da unidade de saúde fechou o portão para impedir o aceso da imprensa ao local. No posto, as pessoas foram em busca de informações sobre o exame. Mesmo com muita gente, os vigilantes da instituição de saúde trataram de organizar a fila para evitar aglomerações.
No posto de saúde da Bom Jesus, na zona Norte de Porto Alegre, a situação estava mais calma pela manhã. Por volta das 9h30min, mais de 20 pessoas estavam na fila aguardando atendimento. Na entrada da unidade de saúde da Bom Jesus, um técnico de enfermagem conversava com os pacientes. Moradora do bairro Rubem Berta, Maria Eduarda Chagas chegou ao posto por volta das 7h. Ela disse que apresentava um quadro de febre, dor nas costas e na garganta. “Espero conseguir realizar o exame porque preciso tirar essa dúvida e também porque preciso trabalhar”, ressaltou. Já Alisson Campos Júnior, também do bairro Rubem Berta, afirmou que estava com febre e muita dor de cabeça.
O coordenador Municipal de Urgências da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Diego Fraga, disse que existem 19 pontos de coleta do exame no Município entre laboratórios parceiros e as próprias unidades de saúde que realizam a testagem. Fraga pediu que a população fique atenta aos sinais de agravamento da doença como a falta de ar e o cansaço exacerbado (diferente do habitual). Neste caso, os pacientes precisam procurar atendimento de emergência nas unidades de saúde e ou nos pronto-atendimentos que têm a condição de avaliar a situação de uma forma mais urgente.
“Temos pacientes com sintomas leves da doença. A nossa orientação é que eles procurem a sua unidade de saúde de referência. A pessoa que tiver dor de garganta, dor de cabeça, um certo cansaço e dor no corpo deve procurar a sua unidade onde será atendido por um profissional de saúde e vai ser providenciada a coleta do exame”, comentou. Fraga afirmou que é importante reforçar as medidas de distanciamento social, usar máscara, higienizar as mãos e evitar aglomerações.