Maioria das escolas infantil volta às atividades presenciais em Porto Alegre

Prefeitura não informou o percentual de retorno, mas garantiu que cerca de duas mil crianças foram levadas às instituições. Em dados do ano passado, educação infantil atendia 27 mil

Foto: Alex Rocha/PMPA

A reabertura das escolas da rede pública municipal, na manhã desta quarta-feira, abrangeu 244 das 251 escolas municipais e comunitárias, em Porto Alegre. Na rede própria, 38 das 42 escolas funcionaram normalmente. A prefeitura não informou o percentual de retorno, mas garantiu que cerca de duas mil crianças foram levadas às instituições, para o retorno presencial. Em dados do ano passado, a educação infantil atendia 27 mil crianças na capital. As aulas para o 1º ano serão retomadas nesta quinta-feira, e para o 2º, na sexta-feira.

Com protocolos sanitários, educadores e alunos começaram as atividades escolares. Nesse primeiro momento, as instituições deverão fazer a adaptação dos estudantes aos cuidados necessários em decorrência da pandemia. O sistema de revezamento alternado já prevê o distanciamento mínimo de 1,5 metro para os alunos nas salas de aula, garantindo uma frequência média de 42%, podendo, em alguns casos, chegar a 60% da capacidade total.

A partir de hoje, a rede privada também esteve autorizada a funcionar, de forma presencial ou híbrida, para as mesmas faixas etárias.

Greve de educadores a partir de 1º de março

Em assembleia, realizada de forma virtual na noite dessa terça-feira, os educadores vinculados ao Sindicato dos Municipários de Porto Alegre (Simpa) anunciaram que greve a partir da próxima segunda-feira. A orientação da entidade é que não haja atendimento presencial nas escolas nesta semana. A decisão é uma resposta da categoria à posição adotada pela Prefeitura de Porto Alegre de retomar as aulas na Educação Infantil e nos primeiros e segundos anos do Ensino Fundamental.