O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), anunciou nesta quarta-feira (24) que sancionou o projeto de lei 11/2021, que autoriza remanejamentos no orçamento do ano para a compra de vacinas contra a Covid-19. A proposta foi aprovada nessa terça-feira pela Assembleia Legislativa. Leite comunicou a assinatura através das redes sociais.
Sancionei agora há pouco o PL 11/2021, aprovado ontem pela @AssembleiaRS, que autoriza remanejamentos no Orçamento de 2021 para possibilitar compra de vacinas contra a #Covid19. Agradeço aos deputados pela compreensão e pelo apoio neste momento crítico que enfrentamos. pic.twitter.com/9OOYTodUdp
— Eduardo Leite (@EduardoLeite_) February 24, 2021
Nessa terça, logo depois da aprovação do projeto, o governador informou que negocia a compra de doses de imunizantes da Pfizer. A vacina da empresa americana teve seu registro definitivo aprovado pela Anvisa, mas não integra ainda o Plano Nacional de Imunização (PNI), do Ministério da Saúde.
Ocupação de leitos
A corrida por vacinas teve de ser intensificada pelas autoridades gaúchas, principalmente depois que o Rio Grande do Sul registrou 87% de ocupação dos leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI). Este é o maior índice desde o início da pandemia do novo coronavírus. Pela primeira vez, mais da metade dos pacientes internados no Estado são de casos confirmados para a Covid-19.
O ritmo das internações relacionadas à Covid-19 também preocupa a administração municipal em Porto Alegre, tanto que o prefeito Sebastião Melo passou essa terça-feira em Brasília para garantir a ampliação de leitos de retaguarda na cidade. O objetivo é reforçar o atendimento na Capital no momento em que o sistema de saúde apresenta taxa de ocupação de leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) acima de 96% de lotação.