Prefeitura de Porto Alegre requisita leitos do Beneficência Portuguesa para casos de Covid-19

A partir de quinta, hospital disponibiliza 15 leitos de UTI e 40 de enfermaria

O prefeito Sebastião Melo assinou, nesta terça-feira, a requisição administrativa que permite integrar o Hospital Beneficência Portuguesa à rede de atendimento SUS da Capital. As tratativas vinham sendo intensificadas diante do aumento de internações por Covid-19. Esse tipo de medida é permitida pela Constituição Federal, no caso de atendimento de necessidades coletivas, urgentes e transitórias, como a pandemia. Melo esteve nesta terça em Brasília, para evento e reunião com o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello.

A partir de quinta-feira, o hospital disponibiliza 15 leitos de UTI e 40 leitos de enfermaria. A secretaria Municipal de Saúde realizou vistorias técnicas para avaliar a estrutura do local e viabilizar a liberação. “É um acréscimo fundamental para a rede de saúde de Porto Alegre neste momento tão crítico. Estamos avaliando ainda outras instituições hospitalares que podem reforçar ainda mais nossa capacidade de atendimento”, salientou o secretário de Saúde Mauro Sparta.

Na semana passada, a prefeitura já havia ampliado o número de leitos com a contratualização do Hospital Porto Alegre, com 70 leitos clínicos e 10 de UTI. Nos próximos dias, técnicos concluem relatório sobre o Hospital Parque Belém, para que o município avalie a reabertura da instituição.

O número de pacientes com coronavírus internados em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), em Porto Alegre, voltou a bater recorde nesta terça. Até o início da noite, os hospitais da capital tinham 388 pessoas com a doença confirmada recebendo tratamento intensivo – 31 a mais em relação a ontem, quando eram 357.