Melo sugere revisão de isenções para viabilizar transporte público

Prefeito abriu possibilidade de reduzir o número de cobradores nos coletivos de Porto Alegre

Foto: Ricardo Giusti/CP

O prefeito Sebastião Melo voltou a defender, nesta segunda-feira, a revisão da isenção das passagens como uma das alternativas para baratear o custo e garantir mais usuários para o sistema de transporte coletivo de Porto Alegre. Ao participar de reunião na Câmara de Vereadores, Melo também afirmou que a prefeitura segue discutindo com a Associação dos Transportadores de Passageiros de Porto Alegre (ATP) a melhor solução para resolver problema da redução de usuários por conta da pandemia.

Melo ressaltou que algumas soluções para o transporte público coletivo podem ser amargas, como a diminuição de cobradores e revisão das isenções com base no rendimento familiar. Na avaliação do prefeito, não é justo que as isenções levem em consideração apenas critérios como idade e condição de estudante. “A gente quer discutir com vocês todas as alternativas”, afirmou.

Sobre as discussões na Justiça referentes à ajuda para o setor, Melo reforçou que ainda não houve acordo na Justiça com os concessionários até o momento.

“Sistema faliu”
O prefeito criticou o atual modelo do transporte público. “Acho que ele faliu, não funciona mais e não vou botar dinheiro público em sistema falido”, afirmou. Conforme Melo, para colocar dinheiro público no sistema, as empresas terão de aceitar repactuar o contrato. Ele ressaltou ainda que algumas opções que devem ser discutidas incluem a integração das lotações ao sistema de ônibus, bem como a possibilidade de o usuário usar o cartão TRI no modal; a utilização de veículos menores em linhas e horários com menor demanda e a redução da passagem em horários de pouco movimento para incentivar a utilização do ônibus.