O número de pacientes com coronavírus internados em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), em Porto Alegre, atingiu um novo recorde na tarde desta segunda-feira. Até às 18h30, os hospitais da capital tinham 357 pessoas com a doença confirmada recebendo tratamento intensivo.
Esse número supera a marca de pacientes internados com coronavírus em UTIs, registrada em 4 de setembro do ano passado. Na ocasião, 347 pessoas recebiam tratamento intensivo. Ao todo, a capital dispõe de 823 leitos de Unidades de Terapia Intensiva sendo que, neste momento, 770 estão ocupados, fazendo com que a taxa de ocupação máxima seja de 96,37%, de acordo com o sistema de monitoramento das UTIs atualizado pela Secretaria Municipal da Saúde.
Além dos casos de Covid em UTIs, outras 56 pessoas estão internadas em tratamento intensivo esperando o resultado de exames para confirmar o diagnóstico de coronavírus, embora tenham sintomas da doença, e outros 53 pacientes estão em leitos de emergência, aguardando remoção para UTIs, em função do agravamento do quadro de saúde.
A situação também impacta nos hospitais da cidade. Nesta segunda, a capital registra o cinco casas de saúde em que a taxa de ocupação das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) estão ou ultrapassaram os 100% de lotação.
Os hospitais São Lucas, Restinga, Independência, Mãe de Deus operavam com capacidade máxima até a atualização desta reportagem. Enquanto o Hospital Moinhos de Vento, trabalhava com taxa de ocupação acima da capacidade, com 115,15%.
A realidade nas instituições referência em combate a doença também não é diferente. O Hospital Santa Casa tem taxa de ocupação de 98,17%, já o Hospital Conceição tem 97,33%, enquanto o Hospital de Clínicas tem 96,13 % de lotação máxima.
*Reportagem atualizada às 18h30