O Rio Grande do Sul reportou, neste domingo, mais 18 mortes pela Covid-19 em 16 municípios gaúchos, totalizando 11.771 desde o início da pandemia. De acordo com o boletim epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde (SES), os óbitos divulgados hoje ocorreram entre 13 e 20 de fevereiro. A atualização dos dados também apontou a inserção de 1.722 casos confirmados da doença. Com isso, o RS passa a ter 604.385 – 95% deles envolvendo pacientes que, em tese, se recuperaram.
Na sexta-feira, o mapa prévio do Distanciamento Controlado colocou 11 regiões Covid em bandeira preta, considerada a de maior risco epidemiológico, e as dez demais em bandeira vermelha. De acordo com o governador Eduardo Leite, a leitura da 42ª rodada do modelo – com recorde de bandeiras pretas – aponta não só a piora dos indicadores, sobretudo o “pior momento da pandemia” no Rio Grande do Sul. Neste domingo, dez regiões entraram com pedidos de reconsideração de bandeira. O mapa definitivo sai na segunda-feira e passa a entrar em vigor na terça-feira.
A incidência da Covid chegou hoje a 5.312,2 infectados a cada 100 mil habitantes. Desses, 103,5 não resistiram, o que configura uma letalidade aparente de 1,9%.