Coronavírus: Canoas amplia leitos de UTI e suspende cirurgias sem urgência

Classificada em bandeira preta no mapa preliminar do RS, cidade vai aderir à medidas da classificação vermelha no modelo de cogestão

Foto: Tony Capellão/Prefeitura Canoas

O prefeito de Canoas, Jairo Jorge, anunciou, em live na noite dessa sexta, um conjunto de medidas para ampliar o enfrentamento à pandemia de coronavírus. Entre elas, ampliação de leitos e suspensão de cirurgias eletivas (sem urgência). O governo também cancelou o evento Prefeitura na Rua deste sábado, previsto para o bairro Guajuviras.

A cidade da região metropolitana, classificada em bandeira preta no mapa preliminar do Distanciamento Controlado do governo do Estado, anunciou que passa a adotar medidas da bandeira vermelha, dentro do modelo de cogestão. Em reunião, na próxima segunda, o governador debate a derrubada da cogestão com a Federação das Associações dos Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs).

A partir da próxima segunda-feira, Canoas passa a contar com 20 novos leitos de UTI Covid no Hospital Nossa Senhora das Graças. No total, serão 94 leitos de terapia intensiva destinados a pacientes de coronavírus. Desde janeiro, já foram abertos 31 leitos, o que elevou a capacidade de 43 para 74. Também há previsão de mais 30 leitos de enfermaria Covid no Hospital Universitário. Na próxima terça, serão inaugurados dez e os outros 20 na sexta-feira. A prefeitura pretende inaugurar 45 leitos de enfermaria no Nossa Senhora das Graças até o fim de fevereiro.

Foram suspensas por tempo indeterminado, também, as cirurgias eletivas nos hospitais Universitário, Nossa Senhora das Graças e Pronto Socorro. Serão mantidos apenas os procedimentos oncológicos e cirúrgicos de emergência. Além disso, a UPA Caçapava, no bairro Mathias Velho, vai funcionar 24 horas para atendimento exclusivo de pacientes com suspeita ou diagnóstico de Covid-19. O local deve abrigar também um Centro de Testagem. A abertura está prevista para ocorrer na próxima semana.

Ainda como medida de combate ao recrudescimento da pandemia, Canoas ofereceu neste sábado vacinação no sistema drive-thru no estacionamento do Parque Eduardo Gomes. O serviço funcionou a partir das 8h e aplicou todas as mil doses disponíveis. Paralelamente, ocorre um mutirão para acelerar a vacinação de idosos acamados com mais de 60 anos cadastrados pela Secretaria de Saúde. Ao todo, 15 equipes visitarão as residências desses pacientes ao longo do dia.

De acordo com o último boletim epidemiológico, havia 67 pacientes internados nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) destinadas a pacientes com Covid-19 no município, que possuem capacidade para 74 leitos – uma ocupação de 90,54%. Já as enfermarias que atendem exclusivamente casos de coronavírus tinham 75 internados (lotação de 94,93%).

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Sair da versão mobile