Casa noturna e posto de combustíveis são interditados por aglomerações, em Porto Alegre

Também foram registrados problemas em ruas dos bairros Cidade Baixa e Centro Histórico

Operação da Guarda Municipal aconteceu na mesma noite em que foram anunciadas novas restrições em razão do avanço da Covid-19. Foto: Prefeitura de Porto Alegre/Divulgação

Poucas horas após o anúncio de novas restrições em Porto Alegre, por causa do avanço da Covid-19, a Guarda Municipal interditou dois estabelecimentos que promoviam aglomerações na cidade. Segundo a prefeitura, a operação realizada na madrugada deste sábado (20) teve como alvos uma casa noturna e um posto de combustíveis.

A boate, localizada na avenida Baltazar de Oliveira Garcia, na zona Norte da Capital, descumpria uma série de protocolos sanitários. Além da presença de público sem máscara na pista de dança, o estabelecimento não fornecia álcool em gel e estava com os aparelhos de ar-condicionado fora de operação.

Já o posto, que fica na avenida Wenceslau Escobar, na zona Sul, havia sido transformado no ponto de encontro de 20 pessoas – que, tampouco, utilizavam máscaras ou respeitavam o distanciamento social. Ambos estabelecimentos foram interditados, e os proprietários autuados em razão do descumprimento de decreto municipal.

Desde a sexta-feira (19), Porto Alegre está sob a bandeira preta no modelo de Distanciamento Controlado – que denota risco altíssimo de transmissão da Covid-19. Hospitais como o São Lucas, Nossa Sra. da Conceição e Divina Providência já tiveram de restringir atendimentos por causa da alta demanda provocada pela doença.

Centro e Cidade Baixa tiveram aglomerações nas ruas

A reportagem do Correio do Povo percorreu as ruas de Porto Alegre para conferir o movimento na última noite antes do fechamento de todas as atividades entre 22h e 5h. Em pontos como as ruas da República, na Cidade Baixa, Andradas e Fernando Machado, no Centro Histórico, os bares estavam lotados.

Na última, inclusive, havia ponto de aglomeração em frente a alguns bares, com diversos grupos de pessoas sem máscara ou qualquer distanciamento. Por volta das 22h30min, muitos estabelecimentos ainda estavam com mesas, lotadas, sobre as calçadas. Nesses ambientes, poucas pessoas utilizavam máscaras.