Porto Alegre acolhe bandeira preta, suspende aulas e fecha estabelecimentos das 22h às 5h

Normas da bandeira laranja seguem valendo até segunda, em outros horários do dia

Foto: Reprodução/Facebook

Porto Alegre deve manter medidas da bandeira laranja até segunda-feira, mesmo após o  anúncio do governador Eduardo Leite de que, junto com 10 regiões, a Capital entra em bandeira preta a partir de terça-feira no Modelo de Distanciamento Controlado para barrar a disseminação do coronavírus.

“Para dar segurança jurídica a todos os negócios de Porto Alegre, nós estaremos em bandeira laranja até segunda-feira. E a partir de terça-feira, em bandeira preta. Teremos que cumprir a determinações”, disse o prefeito Sebastião Melo em live na noite desta sexta-feira.

Ainda assim, Melo definiu o fechamento dos estabelecimentos comerciais das 22h às 5h a partir deste sábado, que deve ser determinado em decisão estadual a ser publicada também amanhã. De acordo com Melo, a Guarda Municipal e a Brigada Militar vão atuar para evitar aglomerações.

Sobre a reabertura do comércio na cidade em meio à pandemia, apoiada pela atual gestão, o prefeito defendeu que o aumento de casos e de internações não se deveu a isso. “Nós reabrimos os negócios com muita responsabilidade. Combatemos e combateremos qualquer aglutinação e festas clandestinas. Portanto, fizemos isso com muita responsabilidade e temos muita certeza e clareza de que não foi a reabertura dos negócios de Porto Alegre a causa do aumento da Covid. Essa é uma questão do Rio Grande do Sul, é um momento difícil do Estado”, declarou.

Melo também anunciou a suspensão do retorno das aulas na rede municipal que havia sido previsto para a próxima segunda-feira. A prefeitura ainda definiu que os eventos devem ser suspensos, como determina o protocolo da nova bandeira, a partir de terça.

Mais leitos na rede hospitalar

Na live de hoje, o secretário municipal da Saúde, Mauro Sparta, informou que, partir deste sábado, estarão disponíveis mais 70 leitos clínicos contratualizadas juntos ao Hospital Porto Alegre, além de 10 de UTI disponíveis na casa de saúde.

A secretaria também trabalha para contratualizar leitos junto ao hospital Beneficência Portuguesa, a partir de segunda-feira (10 de UTI e 62 clínicos).

“Além destes, os grandes hospitais, como Conceição, Clínicas e Santa Casa, também abriram leitos extras de UTI e clínicos”, completa Sparta.

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Sair da versão mobile