Hospital Divina Providência restringe atendimento de emergência em Porto Alegre

Ao menos outras quatro instituições de Saúde da cidade mantêm atendimentos parciais, nesta sexta, por conta da alta demanda

Foto: Alina Souza / Correio do Povo

Um dia depois de Porto Alegre voltar a registrar a maior taxa de ocupação de leitos em UTIs, o Hospital Divina Providência, na zona Sul, restringiu atendimento na Emergência Adulta por tempo indeterminado. De acordo com a instituição, os casos graves de sintomas respiratórios relacionados à Covid-19 seguirão sendo atendidos a partir desta sexta-feira. Já os procedimentos eletivos serão reagendados, à exceção daqueles que podem implicar em “desfechos clínicos desfavoravéis”.

Também hoje, o diretor-presidente do Grupo Hospitalar Conceição, Cláudio Oliveira, anunciou  medidas que serão adotadas na instituição em decorrência do aumento da demanda de pacientes com coronavírus. A partir da próxima segunda-feira, as cirurgias eletivas estarão suspensas, por 15 dias, no Hospital Nossa Senhora da Conceição, na zona Norte.

Da mesma forma, o Hospital São Lucas, da PUCRS, restringiu a entrada de novos pacientes na emergência, por 96 horas (quatro dias), a contar das 18h dessa quinta-feira. A decisão se deu por conta da continuidade da alta demanda de atendimentos a pacientes por diversas patologias, incluindo casos confirmados ou suspeitos de Covid-19. O hospital esclarece que vai priorizar os casos mais graves, de acordo com a classificação de risco. A situação deve ser monitorada diariamente, podendo a decisão ser alterada conforme mudanças no cenário.

Até este sábado, o serviço de emergência do Hospital Ernesto Dornelles também permanece suspenso. Em nota divulgada nessa quinta-feira, a instituição de saúde informou que devido à superlotação e com objetivo de manter o compromisso com a segurança e a qualidade no atendimento aos pacientes, vai manter o serviço fechado por 72 horas. Um novo boletim vai ser divulgado após este período.

Na quarta, o Hospital de Clínicas de Porto Alegre também anunciou medidas de contingenciamento devido ao aumento das internações, como a suspensão de consultas e cirurgias nâo urgentes. O hospital passou a disponibilizar, a partir desta sexta-feira, mais sete leitos no Centro de Terapia Intensiva (CTI) e seis de enfermaria para atender a casos suspeitos ou confirmados de infecção pela doença causada pelo coronavírus. Com a novas unidades, a instituição passa a contar com 46 leitos de enfermaria e 94 leitos críticos dedicados a esses pacientes. Conforme o último boletim da instituição, a Emergência Covid está lotada e as demais áreas operando no limite.

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Sair da versão mobile