Hospital Conceição abre novos leitos Covid e suspende cirurgias eletivas a partir de segunda-feira

Suspensão das cirurgias é válida por 15 dias

Foto: Divulgação/GHC

O diretor-presidente do Grupo Hospitalar Conceição, Cláudio Oliveira, anunciou, na manhã desta sexta-feira, novas medidas que serão adotadas na instituição em decorrência do aumento da demanda de pacientes com coronavírus. A partir da próxima segunda-feira (22), as cirurgias eletivas estarão suspensas, por 15 dias, no Hospital Nossa Senhora da Conceição, em Porto Alegre.

Outra providência adotada é a abertura de 28 novos leitos de enfermaria Covid até a próxima quarta-feira (24). Com isso, o Hospital Conceição, referência no atendimento à doença, ampliará de 80 para 108 o total de leitos disponíveis. Haverá também a ampliação da capacidade de leitos da chamada “sala vermelha” para Covid, passando de seis para 12.

Além disso, a instituição vai manter 10 leitos de UTI de retaguarda no Hospital Cristo Redentor. Esse local vai servir de suporte ao Hospital Conceição.

Ampliação de leitos no Hospital de Clínicas

O Hospital de Clínicas de Porto Alegre disponibiliza, a partir desta sexta-feira, mais sete leitos de CTI e seis de enfermaria para atender a casos suspeitos ou confirmados de infecção por coronavírus. Com a novas unidades, a instituição contará com 46 leitos de enfermaria e 94 leitos críticos dedicados a esses pacientes.

Hoje a instituição encontra-se com a Emergência Covid lotada e as demais áreas no limite. O HCPA reforça a importância do uso de máscara, higiene de mãos e distanciamento para diminuir a propagação do vírus.

Hospitais e UPA com restrições

A elevação de casos suspeitos e confirmados de coronavírus motivaram as instituições de saúde a adotarem restrições de atendimento. Em Porto Alegre, os hospitais Moinhos de Vento, São Lucas da PUCRS e Ernesto Dornelles estão atendendo somente casos graves. A UPA Moacyr Scliar também opera com restrições.

Em virtude da ocupação máxima dos leitos de internação e do Centro de Terapia Intensiva (CTI) reservados para o tratamento de pacientes críticos com Covid-19, mesmo com a ampliação do número de leitos de retaguarda, o Hospital Moinhos de Vento decidiu manter as restrições de atendimento a casos leves e seguir priorizando os pacientes em estado grave, até que a situação atual de ocupação seja normalizada e a pandemia retorne aos patamares anteriores.

O Hospital São Lucas, da PUCRS, restringiu a entrada de novos pacientes na emergência, por 96 horas (quatro dias), a contar das 18h desta quinta-feira, em Porto Alegre. Em nota, a casa de saúde enfatiza a continuidade da alta demanda de atendimentos a pacientes por diversas patologias, incluindo casos confirmados ou suspeitos de Covid-19. O hospital esclarece que vai priorizar os casos mais graves, de acordo com a classificação de risco.

Já o Hospital Ernesto Dornelles emitiu um comunicado informando que, devido à superlotação e com objetivo de manter o compromisso com a segurança e a qualidade no atendimento aos pacientes, fechou o serviço de emergência da casa de saúde pelas próximas 72 horas. A nota esclarece, ainda, que a situação vai ser reavaliada após esse período de restrição.

Também devido à superlotação o atendimento está restrito, desde segunda-feira, a atendimentos graves na UPA Moacyr Scliar. Os pacientes que chegam na unidade com sintomas mais leves são orientados a procurarem outros locais de saúde.

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Sair da versão mobile