Morre presidente da Semeato

Roberto Otaviano Rossato tinha 77 anos

Foto: divulgação Semeato

O presidente da Semeato S/A Indústria e Comércio, Roberto Otaviano Rossato, morreu sexta-feira, em Passo Fundo, aos 77 anos, por problemas de saúde. O velório ocorre neste sábado na Associação dos Funcionários e, em virtude da pandemia da Covid-19, é restrito aos familiares.

Roberto era filho do fundador da Semeato, Paulo, e deixa esposa, três filhos e cinco netos. Segundo nota da empresa, ele iniciou sua trajetória nos escritórios e, na busca por excelência na fabricação das plantadeiras, passou a trabalhar diretamente com os operários, torneiros, mecânicos e soldadores. “Quando a expressão plantio direto ainda ganhava significado no cenário agrícola brasileiro, a Semeato colaborou fundamentalmente no desenvolvimento deste revolucionário sistema de manejo do solo em parceria com a Embrapa Trigo e outros órgãos que projetou o método ao Brasil e ao mundo”, lembra o texto.

A nota destaca ainda que “pelo esforço conjunto de Roberto e sua equipe, a Semeato recebeu mais de vinte prêmios Gerdau de inovação, sendo uma das maiores detentoras de patentes do Brasil e tendo gerado milhares de empregos diretos e indiretos na região. Com 56 anos de história, a Semeato é uma das pioneiras do plantio direto no Brasil. A empresa conta com sete unidades e atua em mais de 25 países”.