Conselho encaminha solicitação para vacinação de educadores físicos em Porto Alegre

Entidade colocou à disposição do órgão estrutura e apoio logístico para vacinação

Foto: Guilherme Almeida/Correio do Povo

Em reunião realizada nessa segunda-feira, o Conselho Regional de Educação Física do Rio Grande do Sul (CREF/RS) solicitou à Secretaria de Saúde de Porto Alegre (SMS) uma posição sobre a vacinação dos trabalhadores da área. O entendimento do CREF/RS é de que os educadores físicos também devem ser incluídos entre os grupos prioritários para vacinação, já que foram citados, pela Comissão de Intergestores Bipartite, na resolução de número 007/2021, da Secretaria Estadual da Saúde, que elenca quem deve ser vacinado primeiro contra o coronavírus. Os educadores aparecem dentro do grupo 12 estabelecido pelo documento –  “profissionais de saúde liberais”, atuando em “estabelecimentos comerciais de saúde e outros locais que não tenham atividade assistencial direta a paciente Covid-19 ou suspeitos de Covid-19”.

No encontro, o CREF entregou ao secretário de saúde de Porto Alegre, Mauro Sparta, um ofício com a solicitação das doses da vacina à SMS para imunização do grupo e colocou à disposição do órgão a estrutura e o apoio logístico do Conselho a fim de que os associados recebam as doses. Alessandro de Azambuja Gamboa, segundo vice-presidente do Conselho do CREF/RS, entregou o pedido ao secretário.

O assessor de fiscalização do CREF/RS, Samuel Almeida, esclarece que a intenção da instituição é ter autonomia para aplicar as doses, a exemplo do que ocorreu com outros conselhos, caso não seja disponibilizada pelo município a logística necessária para vacinação. “O nosso papel enquanto conselho profissional é garantir que os profissionais de educação física não sejam alijados dessa fase da vacinação”, afirmou.

No último sábado, foram destinadas 12 mil doses das vacinas Coronavac e AstraZeneca/Oxford para vacinar profissionais de saúde cadastrados por conselhos e entidades setoriais, o que permitiu imunizar médicos, dentistas, psicólogos, enfermeiros, assistentes sociais e fisioterapeutas, por exemplo. A imunização ficou sob a responsabilidade das entidades, em cinco locais para imunização de profissionais previamente registrados, em Porto Alegre.

O Conselho Regional de Educação Física ainda não recebeu uma posição clara da Secretaria de Saúde de Porto Alegre sobre a disponibilidade das doses ao grupo, mas aguarda informações sobre essa demanda ainda para esta semana. A SMS ainda não respondeu à reportagem, depois de procurada nesta tarde.