Canoenses participarão de mais uma etapa da pesquisa Epicovid-19 a partir desta sexta

Cerca de 90 pesquisadores visitarão 500 residências na cidade

Entre os dias 5 e 8 de fevereiro, Canoas receberá mais uma etapa do estudo de Evolução da Prevalência de Infecção por Covid-19 no Rio Grande do Sul (Epicovid-19 RS), que estima o número de casos de coronavírus na população gaúcha. Cerca de 90 pesquisadores visitarão 500 residências na cidade. O objetivo do estado é estimar o percentual de gaúchos infectados pela Covid-19, avaliar a velocidade de expansão da infecção, fornecer indicadores precisos para cálculos da letalidade e determinar o percentual de infecções assintomáticas ou subclínicas.

Esta nona etapa do estudo traz um diferencial em relação às anteriores: a inclusão de um novo teste de anticorpos para a Covid-19, além dos testes rápidos e entrevistas que já fazem parte dos procedimentos de coleta de dados. O método de testagem, desenvolvido pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, apresenta maior precisão (acima de 90%) para identificar a presença de anticorpos para a doença, mesmo em casos mais antigos de infecção.

A pesquisa seguirá o mesmo funcionamento das fases anteriores. Entrevistadores coordenados pelo Instituto de Pesquisa e Opinião (IPO) visitarão as casas de 4,5 mil famílias em nove cidades gaúchas e convidarão os moradores a realizar os testes e responder a um breve questionário sobre a ocorrência de sintomas e acesso a serviços de saúde.

“Entender a dinâmica da pandemia nos permite subsidiar os governos para a adoção de medidas de prevenção”, explica a coordenadora da Epicovid em Canoas, a médica sanitarista, Maria Letícia Ikeda.