Futuro presidente da Assembleia Legislativa vai propor reforma regimental

Gabriel Souza concedeu entrevista ao Esfera Pública, da Rádio Guaíba

Foto: Joel Vargas / ALRS

Com a saída de Ernani Polo (PP), o deputado Gabriel Souza (MDB) assume como presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, na próxima quarta-feira. O parlamentar disse hoje que pretende fazer uma gestão que represente o povo gaúcho do século XXI. Em entrevista ao programa Esfera Pública, da Rádio Guaíba, Souza destacou que é preciso que o Estado esteja em simetria com a sociedade atual e que, em decorrência disto, vai propor mudanças dentro da Assembleia, para que o Legislativo tenha na prática o fluxo e o ritmo para representar a sociedade atual.

Terceiro na linha de sucessão entre o acordo que prevê o revezamento das quatro maiores bancadas na cadeira de presidente do Legislativo, Gabriel Souza afirmou que vai propor uma reforma regimental para “consolidar o que foi feito e tentar avançar”. “A proposta é consolidar práticas que o presidente Ernani (Polo) já implementou, como as audiências públicas online. Vai diminuir custos e aumentar a eficiência”, explicou ele. O objetivo é otimizar o uso das tecnologias dentro do Parlamento, como a continuação do sistema híbrido.

Outra proposta do emedebista envolve a consulta pública a projetos: “Essa ferramenta vai aumentar a qualidade e quantidade da participação popular nas pautas da Assembleia”, destacou. Contudo, apesar da pauta focada em inovação tecnológica, o deputado afirmou que na futura gestão a vacinação vai ser palavra de ordem dentro da Casa. “Prioridade”, disse.

Avaliação do cenário nacional
Primeiro secretário na presidência do MDB nacional, Souza expressou apoio ao candidato do partido à presidência da Câmara, Baleia Rossi. “A candidatura de Baleia Rossi já é uma grande vitória política”, disse. Para ele, Rossi e o MDB pertencem a um centro que defende a democracia e a ciência.

O deputado estadual disse, ainda, que o apoio do presidente Jair Bolsonaro ao candidato Arthur Lira (PP) é inviável de ser sustentado durante muito tempo: “Acredito que o Baleia Rossi teria até mais capacidade de ajudar o governo federal. Sua eleição não seria oriunda desse tipo de relação”, analisou.

Souza ainda afirmou acreditar que Lira, em caso de eleição, não dê prioridade para as pautas mais importantes do país. “Vejo que Lira vai priorizar a pauta de costumes. Que ok, tem sua importância, mas não é prioridade. Prioridade são as reformas, auxílio emergencial, reforma tributária”, enfatizou.

Ernani destaca o diálogo
Prestes a deixar a presidência da Assembleia Legislativa, Ernani Polo (PP), em entrevista na semana passada, avaliou a atual gestão na presidência da Casa. “Nossa marca foi o diálogo. Buscando agir com responsabilidade e equilibrio”. Polo também destacou que a Assembleia gaúcha foi a primeira a instituir o sistema de votações remoto e que conseguiu fazer economias que permitiram o repasse de valores ao Executivo que foram usados para saúde, educação e agricultura.