Estado recebe mais 15 pacientes Covid de Rondônia na madrugada desta sexta-feira

Pacientes serão levados a quatro hospitais em Porto Alegre e Canoas

Foto: Felipe Dalla Valle / Palácio Piratini

Mais 15 pacientes Covid vindos de Porto Velho, capital de Rondônia, vão receber tratamento em hospitais do Rio Grande do Sul. A chegada está prevista para a madrugada desta sexta-feira (29/1), entre 1h e 2h, no aeroporto de Porto Alegre.

Assim como foi feito com os primeiros nove pacientes que chegaram na madrugada da quarta-feira (27/1), as 15 pessoas passarão por uma triagem ao desembarcarem e, em seguida, serão levadas a hospitais de Porto Alegre e de Canoas.

Os rondonienses devem ser levados a quatro hospitais: Clínicas, Conceição e Vila Nova, na capital, e Hospital Universitário de Canoas. A definição será feita após a triagem, de acordo com o quadro clínico de cada paciente. Todos ocuparão leitos clínicos, e só serão internados na UTI em caso de piora.

Para a transferência entre o aeroporto e os hospitais, serão utilizadas ambulâncias básicas e avançadas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), além de um micro-ônibus da Brigada Militar. As prefeituras da capital e de Canoas participam ativamente da logística de transferência, ao lado da Secretaria Estadual da Saúde (SES).

No domingo (24/1), o governo do Estado anunciou a disponibilidade para receber 50 pacientes de Rondônia, a pedido do Ministério da Saúde.

A chegada dos rondonienses não impacta o cálculo das bandeiras do modelo de Distanciamento Controlado das duas cidades. O Estado flexibiliza, na base de cálculo, pacientes de fora da região. Além disso, os pacientes ocuparão leitos clínicos, cujo percentual de ocupação está baixo neste momento – cerca de 22%.