Prefeitura de Cachoeirinha exonera servidora que inventou sintomas de Covid-19 para “passear no Gasômetro”

Mulher, que não teve o nome divulgado, exercia um cargo comissionado na administração da cidade

Foto: Prefeitura de Cachoeirinha/Divulgação

A prefeitura de Cachoeirinha formalizou, nesta quarta-feira (27), a exoneração da servidora que gravou áudios admitindo que fraudou o sistema da administração para ser liberada do trabalho em razão da Covid-19. A mensagem, que repercutiu nas redes sociais, ironiza a plataforma utilizada para que os funcionários públicos relatem possíveis sintomas de infecção por coronavírus.

Segundo o gabinete do prefeito de Cachoeirinha, Miki Breier (PSB), ainda não há informações sobre quem foi o destinatário dos áudios. Entretanto, nas mensagens, a autora se refere à pessoa pelo apelido de “véia”. “Tu entra no aplicativo, véia. Como tu trabalha na prefeitura eles já te dão. É só entrar, dizer quem três coisas e já te dão o atestado”, disse a ex-servidora.

“Eu disse que há quatro dias estava com coriza, falta de ar, dor de cabeça e diarreia. Na hora me deram dez dias”, continua a mulher. “Tô com tantos sintomas que almocei no centro, fiz o teste de Covid e estou indo para Porto Alegre. Dar uma passeada lá na Usina do Gasômetro. Relaxar”, ironiza. Ainda conforme a administração de Cachoeirinha, a responsável pela fraude foi candidata ao cargo de vereadora nas últimas eleições.

Prefeitura analisa ressarcimento

A ex-servidora atuava na secretaria de Assistência Social, Cidadania e Habitação. Após a exoneração, a prefeitura analisa a possibilidade de buscar o ressarcimento do valor pago, em salários, nos dias em que a acusada ficou de folga em razão do atestado. Ainda conforme o gabinete de Miki Breier, a possível ação será elaborada pelo departamento jurídico da administração.