Portugal proíbe voos brasileiros para tentar conter entrada de nova variante do coronavírus no país

Consta no documento também que "as mesmas regras agora estabelecidas são igualmente aplicáveis aos voos de e para o Reino Unido"

Foto: Samuel Maciel / CP Memória

Na tarde desta quarta-feira (27), o governo de Portugal se somou a lista de países que decidiu suspender os voos com origem ou passagem pelo Brasil. A medida entra em vigor na sexta-feira e segue até o dia 14 de fevereiro. A tentativa é de evitar a entrada de uma nova variante do coronavírus, identificada recentemente no Amazonas e que já se espalhou para outros Estados brasileiros, em Portugal. A regra também vale para voos vindos dos países europeu com direção ao território brasileiro.

“O Governo decidiu suspender os voos de e para o Brasil, a partir das 00h00 do dia 29 de janeiro, tendo em conta a evolução da situação epidemiológica a nível mundial, o aumento dos casos de infeção por SARS-CoV-2 em Portugal e a detecção de novas estirpes do vírus no país”, sustenta o comunicado. No documento ainda consta que “as mesmas regras agora estabelecidas são igualmente aplicáveis aos voos de e para o Reino Unido”.
Seguem permitidos apenas os voos de natureza humanitária para efeito de repatriamento dos cidadãos nacionais e membros das respetivas famílias, bem como de titulares de autorização de residência em Portugal. Estes cidadãos terão, porém, que apresentar, no momento da partida, um comprovativo de realização de teste molecular por RT-PCR para despiste da infeção por SARS-CoV-2 com resultado negativo, realizado nas 72 horas anteriores à hora do embarque, sob pena de lhes ser recusado o embarque e a entrada em território nacional.
Já na chegada ao território português, eles terão que cumprir, obrigatoriamente, um período de 14 dias de quarentena no domicílio ou em local indicado pelas autoridades de saúde.
O comunicado na íntegra pode ser lido aqui.