Porto Alegre muda plano e vacina idosos com 85 anos ou mais a partir do mês que vem

Previsão inicial era de imunizar esse público a partir desta quarta-feira

Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

A Prefeitura de Porto Alegre alterou os planos para a vacinação de idosos com 85 anos ou mais contra o novo coronavírus. A previsão inicial era de imunizar esse público partir desta quarta-feira, mas uma orientação por parte da Secretaria Estadual da Saúde modificou o calendário.

Conforme o coordenador da Vigilância em Saúde, Fernando Ritter, as doses que já chegaram à capital serão todas destinadas aos trabalhadores da área da saúde. No entendimento de Ritter, era possível garantir 15 mil doses da vacina de Oxford aos idosos, público mais vulnerável. Ele explicou que o governo, no entanto, “pediu para seguir a orientação de usar as doses para trabalhadores”, como vem sendo feito em outras cidades gaúchas.

“Não estaríamos fugindo dos grupos de risco, mas em função do pedido resolvemos alterar. Até pra não gerar discrepância com outros municípios”, disse. Ainda segundo Ritter, na próxima semana um carregamento volumoso de vacinas deve chegar a Porto Alegre. Ele não soube precisar a data exata e nem a quantidade de doses.