RS manifesta interesse em adquirir doses da vacina russa Sputnik V

Compra vai ocorrer caso imunizante seja aprovado pela Anvisa e fique de fora do Programa Nacional de Imunizações

Governador Eduardo Leite esteve reunido com presidente do Grupo União Química nesta terça | Foto: Gustavo Mansur / Palácio Piratini

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, manifestou interesse na compra de doses da vacina russa Sputnik V para o Rio Grande do Sul. A confirmação veio após uma reunião com o presidente da farmacêutica União Química, Fernando de Castro Marques, em São Paulo, nesta terça-feira, Na ocasião, Leite também formalizou o interesse com a entrega de um documento ao grupo farmacêutico.

De acordo com o governo estadual, a compra deve ocorrer caso o imunizante seja aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e não seja incluído pelo Ministério da Saúde no Plano Nacional de Imunizações (PNI). Segundo o governador Eduardo Leite, em caso de aprovação, o número de doses do imunizante que deve ser recebido da Rússia é de cerca de 10 milhões, entre fevereiro e março, pelo Ministério da Saúde (em caso de inclusão no PNI) ou pelos estados que manifestarem interesse em comprar. No entanto, a produção nacional da Sputnik V, em São Paulo, só deve começar em abril, com capacidade de 8 milhões de unidades por mês.

Durante o encontro com Leite, dirigentes do Grupo União Química afirmaram estar realizado reuniões com técnicos da Anvisa para tratar da aprovação e agilizando medidas para a realização da terceira fase de testes da vacina no Brasil, processo exigido pela agência reguladora.

Desenvolvimento

A Sputnik V foi desenvolvida pelo Instituto Gamaleya, do governo russo, que conta com mais de 130 anos de história na elaboração de medicamentos e imunizantes. A vacina contra a Covid-19 é aplicada em países como a Argentina, Rússia, Paraguai, Sérvia, entre outras nações. Segundo o presidente do Grupo União Química, até o momento, não houve registro de efeito colateral grave ou reações significativas para quem recebeu a dose.